Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - a Casa da Música, pela voz de Paulo Rodrigues.

Fora de Série

"... para os recém-formados, o INESC Porto permite o fortalecimento dos conhecimentos técnicos e profissionais, num ambiente de cooperação e onde é possível realizar “experiência” sem se apontar “dedos”. Carlos Pinho

A Vós a Razão

"Muito me motiva a oportunidade de poder contribuir para a operacionalização de uma empresa brasileira, preliminarmente denominada por INESC P&D Brasil, que terá a mesma filosofia de agregação de valores científicos e tecnológicos". Alexandre Rocco

Asneira Livre

"Gostaria que fossem promovidas com alguma regularidade iniciativas tão diversas como uma aula de iniciação de surf, um workshop de comida saudável, um curso de prova de vinhos ou até no limite um torneio de curling". Pedro Souto

Galeria do Insólito

Quem sabe se nos voltamos agora para a ciência dos dentes, próteses e implantes? E há vários tipos de implantes...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

UESP arranca com projecto Europeu FIT4U

Realizou-se a 15 de Julho, em Milão, a kick-off meeting do projecto FIT4U - Framework of Integrated Technologies for User Centred Products, onde esteve presente Rui Rebelo, investigador da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), e responsável pela participação do INESC Porto neste projecto.

Inserido no 7º Programa-Quadro da União Europeia, este projecto pretende apoiar o desenvolvimento de novas estratégias competitivas com base em novos paradigmas industriais, caracterizados pelo desenvolvimento e fabrico de produtos que pretendem responder às necessidades específicas dos seus utilizadores (User-centered production). Especificamente, o projecto tem por objectivo a concepção e desenvolvimento de um conjunto de ferramentas inovadoras de apoio à engenharia de produto e processo, integrando ferramentas de engenharia de produto 3D, micro e nano sensores e actuadores, materiais adaptativos, processos e tecnologias de produção adaptativos e limpos.

O INESC Porto é responsável por uma actividade que tem por objectivo disponibilizar ferramentas de simulação e de apoio à decisão que apoiem a reengenharia dos processos produtivos para pequenas séries ou produtos customizados, de forma a tornar esses processos mais flexíveis e eficientes, através de um aumento do fluxo na produção (na direcção as abordagens Lean).

A área de aplicação do projecto é o sector do calçado e acessórios (luvas por exemplo), com destaque para os segmentos de mercado específicos da segurança e do desporto, onde a necessidade de produtos de alto valor acrescentado, personalizados, confortáveis, seguros e a preços acessíveis, é cada vez maior.

A actual globalização social e económica traz grandes desafios para os sectores de produção orientados para o consumidor. Prevê-se que os mercados do calçado e acessórios cresçam cerca de 25% nos próximos cinco anos, pelo que as Indústrias do Calçado e Desporto vêem estas tendências como uma oportunidade de mercado significativa.

Orientado para as Pequenas e Médias Empresas (PME), este projecto levou à criação de um consórcio que inclui importantes Centros de Investigação e parceiros industriais: para além do INESC Porto, único interveniente português no projecto, este consórcio inclui o Consiglio Nazionale delle Ricerche – Instituto di Tecnologie Industriali e Automazione (CNR-ITIA, coordenador do projecto), de Itália, o Instituto Tecnológico del Calzado y Conexas (Inescop) e o Instituto de Biomecànica de Valencia (IBV), ambos de Espanha. Já os parceiros industriais são maioritariamente PME: BaseProtection (Itália), Paredes (Espanha), Scarpa (Itália), Schoeller (Suíça), VIBRAM (Itália), OrthoLabSport (Itália), Strategies (França) e Synesis (Itália).

O INESC Porto participa neste projecto através da UESP, representada por Rui Rebelo e por João Pedro Pedroso.