INESC Porto, UTEN|Portugal e U.Porto organizam ICTPI ‘09
O INESC Porto organizou, em conjunto com a UTEN|Portugal e U.Porto, a 12ª International Conference on Technology Policy and Innovation (ICTPI’09), que decorreu nos dias 13 e 14 de Julho, na Casa da Música (Porto).
Em debate nesta conferência estiveram as actividades de ciência, tecnologia e conhecimento, mais concretamente o seu papel no combate à crise financeira mundial a longo prazo. Sob o tema “Redes de Ciência, Tecnologia e Conhecimento – estratégias a longo prazo para fazer face à crise financeira”, o objectivo da Conferência foi providenciar um ambiente desafiador para o desenvolvimento de respostas estratégicas para fazer face à crise económica. No decorrer da conferência foi possível discutir preocupações a longo prazo, tendo em consideração aspectos relacionados com investigação e desenvolvimento, ensino superior e inovação de base científica.
A conferência contou com a presença de importantes representantes nacionais e internacionais nas áreas académicas, de negócios e governamentais, assim como representantes de outros sectores relevantes. Belmiro de Azevedo (Presidente do Conselho de Administração da Sonae SGPS), José Marques dos Santos (Reitor da Universidade do Porto), Daniel Bessa (Director-geral da COTEC), Charles Wessner (Conselheiro do Presidente Obama da Academia Americana de Ciências), Heinrich Flegel (Vice-Presidente do grupo Daimler – Mercedes-Benz) e Pier Carlo Padoan (Secretário-Geral Adjunto da OCDE) foram apenas algumas das figuras que marcaram presença nesta Conferência.
Para ilustrar exemplos bem sucedidos de actividade empresarial nascida no Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), mais de 20 empresas portuguesas de base tecnológica a operar no mercado global – entre as quais a ALERT, a MOG Solutions, a Multiwave Networks e a Critical Software – deram a conhecer o seu percurso, experiência e principais desafios para o futuro.
“Políticas Industriais”, “Empreendedorismo, Incubação de Empresas, Capital de Risco”, “Transferência de Tecnologia”, “Parques de Ciência e Tecnopolos”, “Inovação de Base Tecnológica” e “O Papel das Universidades” foram apenas alguns dos temas discutidos ao longo dos dois dias de trabalho desta conferência internacional.
Entre representantes da comunidade académica internacional nas áreas de ciência e de tecnologia, Technology Transfer Officers, Investigadores, Empreendedores e gestores de empresas de base tecnológica, esta conferência contou com a participação de mais de 150 especialistas oriundos dos quatro cantos do mundo.