Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - a Casa da Música, pela voz de Paulo Rodrigues.

Fora de Série

"... para os recém-formados, o INESC Porto permite o fortalecimento dos conhecimentos técnicos e profissionais, num ambiente de cooperação e onde é possível realizar “experiência” sem se apontar “dedos”. Carlos Pinho

A Vós a Razão

"Muito me motiva a oportunidade de poder contribuir para a operacionalização de uma empresa brasileira, preliminarmente denominada por INESC P&D Brasil, que terá a mesma filosofia de agregação de valores científicos e tecnológicos". Alexandre Rocco

Asneira Livre

"Gostaria que fossem promovidas com alguma regularidade iniciativas tão diversas como uma aula de iniciação de surf, um workshop de comida saudável, um curso de prova de vinhos ou até no limite um torneio de curling". Pedro Souto

Galeria do Insólito

Quem sabe se nos voltamos agora para a ciência dos dentes, próteses e implantes? E há vários tipos de implantes...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

INESC Porto, UTEN|Portugal e U.Porto organizam ICTPI ‘09

O INESC Porto organizou, em conjunto com a UTEN|Portugal e U.Porto, a 12ª International Conference on Technology Policy and Innovation (ICTPI’09), que decorreu nos dias 13 e 14 de Julho, na Casa da Música (Porto).

Em debate nesta conferência estiveram as actividades de ciência, tecnologia e conhecimento, mais concretamente o seu papel no combate à crise financeira mundial a longo prazo. Sob o tema “Redes de Ciência, Tecnologia e Conhecimento – estratégias a longo prazo para fazer face à crise financeira”, o objectivo da Conferência foi providenciar um ambiente desafiador para o desenvolvimento de respostas estratégicas para fazer face à crise económica. No decorrer da conferência foi possível discutir preocupações a longo prazo, tendo em consideração aspectos relacionados com investigação e desenvolvimento, ensino superior e inovação de base científica.

A conferência contou com a presença de importantes representantes nacionais e internacionais nas áreas académicas, de negócios e governamentais, assim como representantes de outros sectores relevantes. Belmiro de Azevedo (Presidente do Conselho de Administração da Sonae SGPS), José Marques dos Santos (Reitor da Universidade do Porto), Daniel Bessa (Director-geral da COTEC), Charles Wessner (Conselheiro do Presidente Obama da Academia Americana de Ciências), Heinrich Flegel (Vice-Presidente do grupo Daimler – Mercedes-Benz) e Pier Carlo Padoan (Secretário-Geral Adjunto da OCDE) foram apenas algumas das figuras que marcaram presença nesta Conferência.

Para ilustrar exemplos bem sucedidos de actividade empresarial nascida no Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), mais de 20 empresas portuguesas de base tecnológica a operar no mercado global – entre as quais a ALERT, a MOG Solutions, a Multiwave Networks e a Critical Software – deram a conhecer o seu percurso, experiência e principais desafios para o futuro.

“Políticas Industriais”, “Empreendedorismo, Incubação de Empresas, Capital de Risco”, “Transferência de Tecnologia”, “Parques de Ciência e Tecnopolos”, “Inovação de Base Tecnológica” e “O Papel das Universidades” foram apenas alguns dos temas discutidos ao longo dos dois dias de trabalho desta conferência internacional.

Entre representantes da comunidade académica internacional nas áreas de ciência e de tecnologia, Technology Transfer Officers, Investigadores, Empreendedores e gestores de empresas de base tecnológica, esta conferência contou com a participação de mais de 150 especialistas oriundos dos quatro cantos do mundo.