Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - a Casa da Música, pela voz de Paulo Rodrigues.

Fora de Série

"... para os recém-formados, o INESC Porto permite o fortalecimento dos conhecimentos técnicos e profissionais, num ambiente de cooperação e onde é possível realizar “experiência” sem se apontar “dedos”. Carlos Pinho

A Vós a Razão

"Muito me motiva a oportunidade de poder contribuir para a operacionalização de uma empresa brasileira, preliminarmente denominada por INESC P&D Brasil, que terá a mesma filosofia de agregação de valores científicos e tecnológicos". Alexandre Rocco

Asneira Livre

"Gostaria que fossem promovidas com alguma regularidade iniciativas tão diversas como uma aula de iniciação de surf, um workshop de comida saudável, um curso de prova de vinhos ou até no limite um torneio de curling". Pedro Souto

Galeria do Insólito

Quem sabe se nos voltamos agora para a ciência dos dentes, próteses e implantes? E há vários tipos de implantes...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

A LOUCURA NECESSÁRIA

Misce stultitiam consiliis brevem: mistura no teu julgamento um pouquinho de loucura, postula Horácio nas suas Odes. Atentemos.

A sabedoria, como sendo um acumular fermentado da aprendizagem experimentada, caracteriza o homem como não define mais nenhum ser vivo. Neste sentido, pode considerar-se como traço notável da evolução na Terra a caminhada para o livre arbítrio, a libertação do imediatismo do instinto e sua substituição pelo julgamento de fundamentação racional.

E a loucura? Tecnicamente, é a racionalidade aprisionada e diminuída. Mas, poeticamente, a loucura é a libertação das peias, é a vertigem criativa.

Que nos sugere Horácio, então? Mistura, disse, não falou adiciona ou junta, falou mistura. Adicionar ou juntar poderiam remeter-nos para camadas ou estratos mas Horácio é cirúrgico ma escolha do vocábulo: misce. Mistura implica então um entrelaçamento, uma fusão, uma liga conferido uma natureza própria e não apenas um somatório de propriedades.

Misce stultitiam, embebe a loucura, faz da loucura um aspecto da sabedoria, entranha uma na outra. E brevem, só na dose certa, como uma especiaria ou condimento, não como um prato forte: stultitiam brevem, portanto.

Movamo-nos, pois, com ousadia e conquistemos o futuro, abandonando pessimismos que só nos limitam. A notícia de que o INESC Porto avança com um projecto para se ampliar de dimensão tem, exactamente, a dimensão de sabedoria e loucura necessária. Não nos conformamos, não nos rotinamos, não nos decidimos apenas no dia a dia do comum: queremos ambiciosamente mais e melhor, queremos decisivamente ser mais e ser melhores.

Que tenha sido possível federar outros interesses nesta ambição é sinal ou dos tempos, ou da capacidade catalisadora que o INESC Porto tem. Saudamos esta nova aliança. Saudamos a lucidez construtiva dos líderes dos grupos que ao INESC Porto se juntam. Convidamos a comunidade INESC Porto a rejubilar.

Afinal, optimum est aliena et propria insania frui: é delicioso fruir a insanidade alheia, principalmente se for a nossa também, e visionária.