Asneira Livre
*À tanta asneira aqui há volta *<erros propositados>
* Por Pedro Souto
Sou o Pedro Souto e estou a colaborar desde 15 de Junho com a UESP na área de métodos de previsão. Apesar de ainda ser curta esta ligação, faço um balanço extremamente positivo. Existe um óptimo ambiente de trabalho, pessoas simpáticas e projectos interessantes que tornam agradável esta nova experiência profissional.
O meu interesse pela área de previsão deve-se em parte à visão idílica que nos faz pensar que entendemos e conseguimos prever o futuro. A mente humana cria explicações e cenários para qualquer aspecto na nossa vida, mas é incapaz de aceitar a ideia de imprevisibilidade. A oportunidade de trabalhar nesta área é uma forma de desenvolver a minha actividade crítica ao mesmo tempo que exercito as minhas capacidades de decisão e de bom senso.
Nestes primeiros dias, destaco também a cultura de aprendizagem contínua existente no INESC Porto que é a base para o desenvolvimento de projectos inovadores de grande relevância a nível nacional e internacional. O potencial humano parece-me melhor aproveitado aqui do que num contexto empresarial, muito pela exigência que os colaboradores colocam em si próprios, mas também pela sua motivação em partilhar com os outros informação e conhecimento.
Sendo este um espaço livre, gostaria também de deixar sugestões que possam contribuir para a melhoria da experiência que é trabalhar no INESC Porto. Num ambiente em que se respira conhecimento e inovação é também necessária a existência de actividades paralelas que fomentem a nossa criatividade e participação colectiva. Neste sentido gostaria que fossem promovidas com alguma regularidade iniciativas tão diversas como por exemplo uma aula de iniciação de surf, um workshop de comida saudável, um curso de prova de vinhos ou até no limite um torneio de curling. Acredito que acrescentando uma nova dimensão de cultura e lazer à nossa actividade profissional se consegue melhorar a satisfação e produtividade.
*Colaborador na Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP)