Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projectos e actividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
rui castro, fundador noniussoft, software e consultoria para telecomunicações, S.A.
-
“O projecto ReCoop é um dos primeiros projectos a explorar novos serviços de Internet baseados em conceitos de cooperação.”
-
“Tem sido, assim, uma relação benéfica para ambas as instituições e que tem permitido criar laços fortes, que permitirão alargar a colaboração num futuro próximo.”
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto
"A NoniusSoft colabora com o INESC Porto desde o início de 2008, aquando da candidatura conjunta a um projecto QREN, em regime de co-promoção. Um dos fundadores da NoniusSoft foi também bolseiro de I&D na Unidade de Telecomunicações e Multimédia do INESC Porto, o que facilita a relação entre as instituições."
Áreas de Negócio
A NoniusSoft posiciona-se no mercado como fabricante de equipamentos de telecomunicações. Desde a sua fundação, a NoniusSoft desenvolveu produtos nas seguintes áreas:
-
Controlo, gestão e tarifação de acessos à Internet;
-
Sistema avançado de entretenimento e multimédia para unidades hoteleiras;
-
Sistema de gestão inteligente de custos para acesso à Internet por Satélite;
-
Localização de pessoas e objectos em rede Wi-Fi.
Ano em que colaborou com o INESC Porto
Desde 2008.
Título do projecto
Redes Cooperativas sem fios (ReCoop)
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM)
Responsável pelo projecto (INESC Porto)
Paulo Mendes e Rute Sofia
Testemunho relativo ao Projecto
"O projecto Redes Cooperativas sem fios (ReCoop) tem como objectivo principal o desenvolvimento de uma nova série de produtos denominados globalmente de Nonius ReCoop. A motivação para o desenvolvimento desta nova série relaciona-se com o aumento da adesão a acesso de banda larga Internet através de tecnologia de redes sem fios, nomeadamente 802.11a/b/g/i/n, sendo a base proposta para esse aumento modelos de cooperação baseados em comunidades de utilizadores.
O projecto ReCoop é um dos primeiros projectos a explorar novos serviços Internet baseados em conceitos de cooperação. Consoante indicado no anexo técnico do projecto, o objectivo principal é o de desenvolver resultados que venham a permitir o desenvolvimento de uma nova linha de produtos da Nonius, onde o utilizador de Internet pode cooperar com outros utilizadores de Internet, de modo a melhorar a experiência de utilização de acesso Internet de banda larga baseado em redes sem fios (tecnologia Wireless Fidelity, Wi-Fi).
A nossa colaboração tem sido bastante gratificante. O projecto tem permitido trazer know-how para a equipa da Nonius numa das novas áreas de investigação que, de outra forma, não seria provavelmente abordada pela empresa. Por outro lado, a equipa do INESC Porto tem beneficiado da experiência da Nonius no desenvolvimento e colocação de produtos no mercado. Tem sido, assim, uma relação benéfica para ambas as instituições e que tem permitido criar laços fortes que permitirão alargar a colaboração num futuro próximo.
O impacto sócio-económico do projecto na Nonius foi o seguinte:
-
A equipa de trabalho que participou no projecto em 2009 adquiriu conhecimento na área das redes cooperativas, bem como no desenvolvimento de aplicações e firmware para sistemas embebidos, baseados em memória flash. O projecto teve, portanto, um impacto de formação técnica da equipa;
-
Em termos de vendas de serviços e exportações originadas pelo projecto, ainda não houve qualquer impacto na situação económica da empresa, uma vez que ainda não foram efectuadas quaisquer vendas ou exportações. Esta situação está de acordo com o plano do projecto que não previa, qualquer impacto deste nível em 2009."