Projecto SI VIDA da USIG termina fase piloto
A fase piloto do projecto SI. VIDA - Sistema Informático do VIH/sida -, projecto desenvolvido pela Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG), está na recta final. Nesta fase foi feita a experimentação e avaliação da aplicação informática em três unidades de saúde: Hospital de São João (Porto), Hospital de Egas Moniz (Lisboa) e Hospital de Faro.
Na próxima fase deste projecto a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA – Ministério da Saúde (CNSIDA) pretende alargar o sistema a todas as unidades de saúde que seguem e tratam pessoas infectadas pelo VIH/SIDA, uma vez que o SI.VIDA pode ser usado, consoante os níveis de acesso, tanto pelas unidades de saúde locais, como pelas administrações regionais de saúde, ou pela Coordenação Nacional.
Recorde-se que a USIG tinha já participado no diagnóstico, levantamento, análise e especificação dos requisitos para este sistema, bem como na elaboração do caderno de encargos e avaliação de propostas do concurso para o desenvolvimento do SI.VIDA. Adjudicado à empresa Glintt-HS, este projecto arrancou em Outubro de 2008 e coube ao INESC Porto efectuar o acompanhamento técnico do desenvolvimento, testes, instalação e implantação nas unidades de saúde piloto.
A equipa do INESC Porto alocada a este projecto é liderada por José Correia da USIG, estando também envolvido, como consultor sénior, Paulo Monteiro, da mesma unidade.