Investigador da USE conclui doutoramento
Mauro Rosa, investigador da Unidade de Sistemas de Energia (USE), apresentou, no dia 25 de Fevereiro, a tese de doutoramento intitulada "Agent-based Technology Applied to Power Systems Reliability".
Para o recém-doutorado “a sensação é de objectivo alcançado” depois de se ter mudado para Portugal, há cinco anos, para realizar o doutoramento. Agora que inicia uma nova etapa na sua vida, com novos objectivos e com a responsabilidade de um doutorado, Mauro Rosa espera “estar à altura desses novos desafios”.
A tese de doutoramento do investigador da USE explora novos caminhos na área de análise de sistemas eléctricos através do uso da tecnologia de agentes inteligentes. O trabalho de investigação discute o desenvolvimento de uma plataforma baseada na tecnologia de Sistemas Multi-Agentes (SMA) com potencial para aplicações em gestão e simulação de processos na área dos Sistemas Eléctricos de Potência. Mauro Rosa aborda, igualmente, o problema de programas de manutenção de componentes eléctricos em mercados de electricidade, actualmente um dos maiores conflitos estratégicos para os participantes do mercado. Neste âmbito, o agora doutorado da USE propõe a utilização de um sistema híbrido, onde os participantes do mercado elaboram metas e estratégias e os agentes inteligentes discutem prioridades na escala de manutenção, com base nessas metas e estratégias.
Neste trabalho de investigação é ainda apresentada uma aplicação do algoritmo de Optimização de Enxames de Partículas Evolucionário (Evolutionary Particle Swarm Optimization - EPSO) para avaliar a fiabilidade dos Sistemas Eléctricos de Potência, como uma alternativa à abordagem tradicional da Simulação de Monte Carlo (SMC).