Responsável de Área do DIL conclui provas de Mestrado
Paula Faria, Responsável da Área de Contabilidade e Finanças do Departamento de Informação e Logística (DIL) do INESC Porto concluiu, a 9 de Março de 2010, as provas de Mestrado em Finanças e Fiscalidade pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), tendo obtido a classificação de 17 valores.
Intitulada A influência da I&D e o incentivo fiscal no crescimento económico: Estudo econométrico de 1995-2007 para UE-15, a tese teve a orientação dos professores Elísio Brandão e Francisco Vitorino Martins. De acordo com Paula Faria, este trabalho constituiu uma espécie de conjugação das funções financeiras que desempenha no INESC Porto e a própria actividade de I&D da instituição.
Neste estudo econométrico, Paula Faria consegue evidenciar empiricamente, através de uma amostra, que o incentivo fiscal e a promoção dos gastos em I&D, juntamente com os índices de Recursos Humanos e o Investimento, têm uma influência positiva no crescimento económico. Deste modo, a promoção das políticas fiscais adequadas e o incentivo fiscal ao I&D têm um impacto positivo quer no crescimento económico, quer na criação de emprego e na inovação.
No tempo de preparação da dissertação, Paula Faria manteve sempre uma elevada dedicação e qualidade no trabalho diário no INESC Porto, apesar de a tese ter sido concluída “numa fase particularmente difícil em termos profissionais” explica. No entanto, a Responsável da Área de Contabilidade e Finanças do DIL salienta o “apoio incondicional” do grupo de trabalho que lidera (DIL-CF), bem como a “compreensão” da chefe, Graça Barbosa, nas “fugas à FEP na hora do almoço”, e o papel de Isabel Macedo, que a acompanhou em todas as “vitórias e angústias”.
Questionada sobre o que significa para si ver concluída mais uma etapa profissional e académica, Paula Faria adianta que ficou “felicíssima” e que “é sempre gratificante concluir mais uma etapa da vida académica”. Em termos profissionais, embora este trabalho não tenha um estreito contributo para as funções que desempenha, a Responsável da Área de Contabilidade e Finanças do DIL destaca a importância de perceber que “para além de tarefas diárias cheias de rotinas e questões menores”, também é “capaz de desenvolver um trabalho científico muito apreciado e valorizado”. “E fui a primeira aluna a concluir o mestrado em Finanças e Fiscalidade na FEP!”, remata.
Auscultada pelo BIP, a Direcção do INESC Porto congratulou-se com o grau alcançado pela colaboradora, que manteve sempre um empenho e uma dedicação sem limite à delicada função de controlar as finanças e tesouraria do INESC Porto enquanto, em simultâneo, desenvolveu um trabalho científico de qualidade na sua área de formação que, além da qualificação pessoal, resultou numa tese de apreciável interesse geral e para o próprio INESC Porto - o qual lhe permitiu, sem entraves e até com encorajamento, dar esse passo importante. A atitude de apoio à valorização das pessoas continuará a ser, asseguraram-nos, a política seguida na instituição.