UTM coordena projecto Europeu focado em redes centradas no utilizador
A área Internet Architectures and Networking (IAN) da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) viu aprovada, na 5ª call do 7º Programa-quadro (objectivo 1.1 - Network of the Future), uma nova proposta para um projecto do tipo STREP (Strategic Target Research Project).
Designado de ULOOP (User-centric Wireless Local Loop), o projecto arranca em Julho de 2010 com uma duração prevista de três anos, tendo sido atribuído um orçamento estimado de 441 mil euros para o INESC Porto. O ULOOP aborda a temática de redes focadas no utilizador (user-provided networking), esperando-se, entre outros resultados, uma forte componente de demonstração de larga escala baseada num protótipo a desenvolver em vários locais na Europa.
O projecto é coordenado cientificamente pelo INESC Porto, através da investigadora Rute Sofia, e tem como coordenador a Alcatel Lucent Bell Labs France.
O ULOOP conta com 12 parceiros no total, incluindo três operadores, dois fabricantes de acesso, uma software house e quatro universidades, para além do INESC Porto enquanto laboratório de I&D. A nível de parceiros industriais salientam-se as participações da Alcatel-Lucent Bell Labs, da Huawei (Alemanha), FON (Espanha) e da ARIA (Itália).