Galeria do Insólito
Investigador do inesc porto vai aos açores pelo facebook
Toda a gente fala das redes sociais e há quem passe mais tempo no Facebook do que a trabalhar mas também há, pelos vistos, quem junte o útil ao agradável.
Luís Seca, um dos investigadores da Unidade de Sistemas de Energia (USE) foi recentemente convidado pelo IEP (Instituto Electrotécnico Português), para fazer uma apresentação nos Açores sobre o tema Energias Renováveis. Até aqui, tudo bem, apesar de não fazer a mínima ideia do que se pretendia que fosse apresentado, local, horas: pormenores.
Não surpreenderá o leitor se a nossa estória prosseguir com a revelação de que, a quatro dias da suposta viagem, recebe o nosso investigador no seu Facebook um pedido de amizade de uma pessoa, digamos X, que não conhece. Verifica então que tem com X um amigo em comum, açoriano, que teria estudado com ele na faculdade. Pensando que pudesse ser alguém que tivesse conhecido na altura, à mistura com alguma ingenuidade, vá de aceitar o pedido. Pois mal o faz logo repara que no mural do Facebook do misterioso X aparece uma fotografia sua: no mínimo, estranho… Tentado pela curiosidade, como qualquer ser humano, clica na própria imagem. E qual não é o seu espanto quando é encaminhado para uma página que anuncia:
do INESC Porto e do IEP. Iremos apresentar a primeira marca açoriana de sistemas solares térmicos”.
Ora, ainda bem que o tinham informado…
Luís Seca é o tipo do cool guy. Quem é que precisa de convites formais e detalhados quando existe o Facebook? Aguardou, pois, placidamente que o universo o encaminhasse para o seu destino. A fortuna favorece os audazes e, quase inevitavelmente, passados dois dias, recebe o voucher do bilhete de avião e do hotel onde iria ficar. Não sabia oficialmente de mais nenhum detalhe - julgam que desaproveitou?
Luís Seca é cool mas previne-se. Por isso, podemos afirmar que, já dentro do avião, ocorreu-lhe, pelo sim pelo não, usar o telemóvel para contactar o ansioso chefe Peças Lopes e, numa arrojo iluminado, tentar perceber o que seria melhor apresentar. Power points made in aeroplane, a tecnologia do costume.
Às 21h30, chega ao aeroporto de Ponta Delgada. Luís Seca é cool mas tem um vício (não vale a pena falar dos outros), precisa de uma passa depois de horas impedido de aceder ao seu tabaco. Nada melhor que sacar do inevitável cilindro e puxar umas fumaças, enquanto espera por um táxi, que nenhum está à vista - e nenhum chega. Passada meia hora, finalmente, uma distracção: passa um carro. Alguém acena com familiaridade... Quem será? Olha melhor: e é a mesma cara que o tinha adicionado no Facebook, o Indivíduo X!
Cigarro e nenhum taxi, tudo se conjugou. Pois não é que o vinham buscar para jantar? Luís Seca é do tipo cool guy e agasalhou o repasto no seu confortado estômago, mas uma certeza traz dos Açores: há quem seja mais cool que ele. A palestra correu bem, tudo o mais sem sobressaltos, mas a sensação de que Mr. Magoo é mais do que uma ficção ainda hoje o deve perseguir.