Destaque
O que falta às empresas nascidas nas universidades?
Um projeto europeu, que envolveu o INESC TEC e agora terminou, debruçou-se sobre diversos casos de empresas nascidas nas universidades e politécnicos em Portugal, Holanda, Polónia e Finlândia, e chegou à conclusão que os spin-offs têm dificuldade em obter financiamento e em chegar com sucesso aos mercados estrangeiros. A área das vendas, pouco valorizada pelos empreendedores académicos, é um dos principais fatores que dificultam o crescimento deste género de empresas de base académica. O estudo foi elaborado com o apoio financeiro da Comissão Europeia e apresentado na 8ª Conferência Europeia de Inovação e Empreendedorismo (ECIE 2013), em Bruxelas.
Especial
Fim de ano com “mil” sabores no INESC TEC
No dia 20 de dezembro, o INESC TEC encerrou mais um ano de trabalho com o habitual Lanche Multicultural, que celebra a diversidade de culturas no Laboratório Associado. O auditório da instituição acolheu um número recorde de colaboradores, “residentes” no edifício ou não, que quiseram provar algumas das iguarias preparadas ao gosto dos mais diversos paladares. Antes do ‘ataque’ à mesa, houve tempo para o tradicional discurso do Presidente, e a entrega dos prémios dos ‘Fora de Série’ do ano e dos vencedores do Concurso de Fotografia “Férias 2013”, tudo ao som da "INESC TEC Jazz Band".
Editorial
HOMENAGEM NA HORA CERTA
Toda a ocasião é ocasião certa mas, na hora do balanço, é o momento justo de homenagear o investigador anónimo, o pesquisador desinteressado, o cientista dedicado, o administrativo leal, o técnico resiliente que permitiram aguentar o barco...