Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Strong S.A., pela voz de Marcelino Silva.

Fora de Série

"Estes dois estudantes de doutoramento desenvolveram um esforço notável na definição da especificação funcional do projeto REIVE (...)" Manuel Matos (Coordenador da USE)

A Vós a Razão

"Hoje, chegou o momento de me "desligar" oficialmente do INESC Porto. Mas a minha verdadeira ligação a esta casa é inquebrável (...)", Luís Gustavo Martins

Asneira Livre

"Quando recebi o convite para escrever um pequeno artigo, no princípio pensei que estavam “pegando no meu pé” (...)", Miguel Ángel López

Galeria do Insólito

Ao contrário do jingle do programa "Diz Que É uma Espécie de Magazine" que inspirou este título, a feira ENDIEL prometeu e cumpriu.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever ao BIP
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

RUI OLIVEIRA, Portugal Telecom Inovação, GESTOR DE PROJETOS/PROGRAMAS

  • Ano em que entrou e saiu de INESC Porto: 2000-2004
  • Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou: Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM)
  • Título(s) do(s) projeto(s) em que participou:

2003 – 2004, Projeto Europeu (IST) NUGGETS, Networks Used in Globally Generic TV Systems.

2001 – 2003, Projeto Europeu (IST) WINMAN, WDM and IP Network Management.

2000 – 2001, Projeto STAT (ADI - Agência de Inovação), Sistema de Teste Automático para TCP/IP.

1999 – 2000, Projeto e execução de um Emissor de Rádio Estereofónico com RDS, no âmbito do projeto de fim de curso da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela FEUP.

rui2.jpg

Testemunho relativo à sua experiência desde a sua saída do INESC Porto

Quando em 2009 tive oportunidade de realizar o projeto de fim de curso no INESC Porto, estava longe de imaginar o papel preponderante que este viria a ter na minha vida profissional. Aí acabei por ter oportunidade de iniciar a nova e difícil etapa pela qual todos passamos… quando deixamos o árduo curso para trás!

A possibilidade de trabalhar em projetos de inovação e de investigação, e em diversas e novas tecnologias, contribuiu definitivamente para o grande interesse que mantenho atualmente pelas novas tecnologias e para adquirir experiência em novos contextos de negócio. Por outro lado, o INESC Porto proporcionou-me um elevado contacto com parceiros internacionais. Este contacto e a possibilidade de trabalhar num ambiente multicultural aprimoraram a minha capacidade de estabelecer boas relações interpessoais, e enriqueceram a minha experiência pessoal e profissional.

Em 2004, saí do INESC Porto à procura de conhecer melhor o mundo empresarial. Na minha primeira aventura “externa”, continuaria a desempenhar a função de analista/programador, a mesma que assegurara nos projetos em que trabalhara no INESC Porto. A entrada na MAISIS SI, empresa de Aveiro, surgiu de forma natural na sequência de uma oportunidade como consultor para a PT Inovação (PTIN), empresa com a qual o INESC Porto sempre manteve uma forte relação de parceria e colaboração.

rui1.jpg

Um pouco mais tarde viria a entrar para a PTIN abarcando um novo desafio como líder de uma equipa de desenvolvimento e gestor de projetos de Software, na área das aplicações de gestão, configuração e aprovisionamento (B/OSS) de redes inteligentes (IN). Nestes últimos quatro anos, tenho vindo a consolidar a minha experiência em gestão de projetos na área das Telecomunicações, desde o lançamento de novos produtos e serviços, instalações de Hardware para serviços de alta disponibilidade, integrações de novos sistemas e redes, sempre para operadores de telecomunicações internacionais, tais como a Méditelecom (Marrocos), Cabo Verde Telecom e Mascom Wireless (Botwana), entre outros. Felizmente, continuo a ter a possibilidade de contactar diariamente com pessoas de outros países e culturas, e aprender continuamente com as mesmas.

Por fim, não podia deixar de recomendar a todos uma visita a Aveiro, não só para comer os seus famosos ovos moles, mas também para um passeio tranquilo por entre as suas pequenas ruelas e os seus inevitáveis canais que fazem desta cidade a Veneza de Portugal. E que linda Veneza! Fico a aguardar a vossa visita.

Um abraço a todos,
Rui Oliveira

rui4.jpg

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC Porto ajudou no novo papel?

A experiência adquirida no INESC Porto, trabalhando com diversas tecnologias e em diferentes projetos simultaneamente, melhorou a minha capacidade de adaptação a novas situações, e aumentou a minha flexibilidade para tal. Isto tem contribuído definitivamente para alcançar um bom desempenho em todas as minhas funções.