Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
RUI OLIVEIRA, Portugal Telecom Inovação, GESTOR DE PROJETOS/PROGRAMAS
- Ano em que entrou e saiu de INESC Porto: 2000-2004
- Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou: Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM)
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou:
2003 – 2004, Projeto Europeu (IST) NUGGETS, Networks Used in Globally Generic TV Systems.
2001 – 2003, Projeto Europeu (IST) WINMAN, WDM and IP Network Management.
2000 – 2001, Projeto STAT (ADI - Agência de Inovação), Sistema de Teste Automático para TCP/IP.
1999 – 2000, Projeto e execução de um Emissor de Rádio Estereofónico com RDS, no âmbito do projeto de fim de curso da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela FEUP.
Testemunho relativo à sua experiência desde a sua saída do INESC Porto
Quando em 2009 tive oportunidade de realizar o projeto de fim de curso no INESC Porto, estava longe de imaginar o papel preponderante que este viria a ter na minha vida profissional. Aí acabei por ter oportunidade de iniciar a nova e difícil etapa pela qual todos passamos… quando deixamos o árduo curso para trás!
A possibilidade de trabalhar em projetos de inovação e de investigação, e em diversas e novas tecnologias, contribuiu definitivamente para o grande interesse que mantenho atualmente pelas novas tecnologias e para adquirir experiência em novos contextos de negócio. Por outro lado, o INESC Porto proporcionou-me um elevado contacto com parceiros internacionais. Este contacto e a possibilidade de trabalhar num ambiente multicultural aprimoraram a minha capacidade de estabelecer boas relações interpessoais, e enriqueceram a minha experiência pessoal e profissional.
Em 2004, saí do INESC Porto à procura de conhecer melhor o mundo empresarial. Na minha primeira aventura “externa”, continuaria a desempenhar a função de analista/programador, a mesma que assegurara nos projetos em que trabalhara no INESC Porto. A entrada na MAISIS SI, empresa de Aveiro, surgiu de forma natural na sequência de uma oportunidade como consultor para a PT Inovação (PTIN), empresa com a qual o INESC Porto sempre manteve uma forte relação de parceria e colaboração.
Um pouco mais tarde viria a entrar para a PTIN abarcando um novo desafio como líder de uma equipa de desenvolvimento e gestor de projetos de Software, na área das aplicações de gestão, configuração e aprovisionamento (B/OSS) de redes inteligentes (IN). Nestes últimos quatro anos, tenho vindo a consolidar a minha experiência em gestão de projetos na área das Telecomunicações, desde o lançamento de novos produtos e serviços, instalações de Hardware para serviços de alta disponibilidade, integrações de novos sistemas e redes, sempre para operadores de telecomunicações internacionais, tais como a Méditelecom (Marrocos), Cabo Verde Telecom e Mascom Wireless (Botwana), entre outros. Felizmente, continuo a ter a possibilidade de contactar diariamente com pessoas de outros países e culturas, e aprender continuamente com as mesmas.
Por fim, não podia deixar de recomendar a todos uma visita a Aveiro, não só para comer os seus famosos ovos moles, mas também para um passeio tranquilo por entre as suas pequenas ruelas e os seus inevitáveis canais que fazem desta cidade a Veneza de Portugal. E que linda Veneza! Fico a aguardar a vossa visita.
Um abraço a todos,
Rui Oliveira
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC Porto ajudou no novo papel?
A experiência adquirida no INESC Porto, trabalhando com diversas tecnologias e em diferentes projetos simultaneamente, melhorou a minha capacidade de adaptação a novas situações, e aumentou a minha flexibilidade para tal. Isto tem contribuído definitivamente para alcançar um bom desempenho em todas as minhas funções.