Galeria do Insólito
Volta e meia aparecem gajas nuas
Ao contrário do jingle do programa Diz Que É uma Espécie de Magazine que inspirou este título, a feira ENDIEL - Encontro para o Desenvolvimento do Setor Elétrico e Eletrónico prometeu e cumpriu.
Para o mais desatento dos observadores, o aviso de entrada interdita menores de 14 anos passou despercebido nas entrelinhas do bilhete - que aliás destaca merecidamente o Congresso ELAB, organizado pelo INESC TEC. Contudo, muitos devem-se ter perguntado: o que é que uma feira sobre o setor elétrico pode ter que seja capaz de manchar a inocência de um infante?
A resposta é: Painéis Solares. Sim, Painéis Solares. Não, não é uma alusão oblíqua com sentido pervertido nem é necessário recorrer ao uso das aspas. Painéis Solares, simples Painéis Solares. Uma das empresas de Painéis Solares com stand na ENDIEL decidiu arranjar uma forma provocadora de chamar a atenção dos visitantes, admite-se que considerando que no interior da EXPONOR os raios solares não conseguem penetrar. Se o Sol não baixa de fora, então que irradie de dentro. Com o público masculino como alvo, duas opções: colocar um carro de grande cilindrada e faróis acesos ou exibir modelos de body painting. O sucesso?
Foi o esperado. Mal o relógio marca as duas e meia e já a multidão se avoluma em órbita das modelos, dedicadas a dar o corpo ao manifesto desejo de beneficiar o ambiente. Os promotores do stand, gulosos, aproveitam para encorajar os espectadores tímidos a aproximarem-se e tirarem uma foto com as pintadas. Afinal não se alega que o body painting é uma forma de arte? Pois alega. E alegra.
Onde entram os Painéis Solares? É óbvio, no telhado, enquanto o dinheiro entra no bolso do vendedor e no basbaque de riso boçal entra a ubíqua mosca. Afinal, a pintura é uma espécie de filme fino sobre a epiderme - tecnologia da melhor. Pensávamos que seria um processo de vender tinta, mas somos ingénuos. Serve-se o país de mais energia renovável à custa da imaginação fantasiosa no delírio dos desejos - é a vida...