Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Strong S.A., pela voz de Marcelino Silva.

Fora de Série

"Estes dois estudantes de doutoramento desenvolveram um esforço notável na definição da especificação funcional do projeto REIVE (...)" Manuel Matos (Coordenador da USE)

A Vós a Razão

"Hoje, chegou o momento de me "desligar" oficialmente do INESC Porto. Mas a minha verdadeira ligação a esta casa é inquebrável (...)", Luís Gustavo Martins

Asneira Livre

"Quando recebi o convite para escrever um pequeno artigo, no princípio pensei que estavam “pegando no meu pé” (...)", Miguel Ángel López

Galeria do Insólito

Ao contrário do jingle do programa "Diz Que É uma Espécie de Magazine" que inspirou este título, a feira ENDIEL prometeu e cumpriu.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever ao BIP
 

Investigadora do INESC TEC vence Prémio Gulbenkian

Cláudia Ferreirinha da Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC TEC foi uma das investigadoras distinguidas pelo Prémio Estímulo à Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Programa de Estímulo à Investigação tem como objetivo incentivar entre os jovens a criatividade e a qualidade na atividade de investigação científica distinguindo, anualmente, propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas, no âmbito das disciplinas: Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço. Este programa permite que os jovens sejam integrados em centros de investigação portugueses para poderem desenvolver os seus projetos.

O projeto que valeu a distinção de Cláudia Ferreirinha visa a deteção da bactéria Escherichia Coli através da reação de uma enzima específica deste microrganismo. O projeto inclui ainda uma segunda fase que consiste na integração da reação a um lab-on-a-chip a ser desenvolvido em conjunto com o grupo de microfabricação da UOSE.

Este projeto está inserido numa estratégia de desenvolvimento de sensores para a segurança (bioterrorismo) e saúde pública, iniciada há três anos na unidade de biossensores.

Além do INESC TEC este projeto conta com a participação do IBMC-INEB, da Universidade de Burgos (Espanha) e do ICETA/REQUIMTE.

A par com a sua investigação no INESC TEC, Cláudia Ferreirinha encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado Integrado em Bioengenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.