Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Strong S.A., pela voz de Marcelino Silva.

Fora de Série

"Estes dois estudantes de doutoramento desenvolveram um esforço notável na definição da especificação funcional do projeto REIVE (...)" Manuel Matos (Coordenador da USE)

A Vós a Razão

"Hoje, chegou o momento de me "desligar" oficialmente do INESC Porto. Mas a minha verdadeira ligação a esta casa é inquebrável (...)", Luís Gustavo Martins

Asneira Livre

"Quando recebi o convite para escrever um pequeno artigo, no princípio pensei que estavam “pegando no meu pé” (...)", Miguel Ángel López

Galeria do Insólito

Ao contrário do jingle do programa "Diz Que É uma Espécie de Magazine" que inspirou este título, a feira ENDIEL prometeu e cumpriu.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever ao BIP
 

Ciência, superstição e honestidade

Uma das mais notáveis notícias dos últimos tempos foi o comunicado da deteção de neutrinos supostamente viajando a velocidade superior à da luz.

A ser verdade, os fundamentos de um dos mais espantosos avanços científicos do século XX estariam estilhaçados. Não quer dizer que a Relatividade não continuasse a ser uma "boa aproximação" da realidade em certas circunstâncias, tal como ainda hoje a gravitação de Newton o é – mas a base filosófica teria ruído fragorosamente.

Claro que a mera possibilidade da queda de um deus é já notícia, ainda que se possa dizer que as novas sobre a morte de Einstein são francamente exageradas.

Mas o facto notável já ocorreu, e não é científico: é sobre os cientistas e a ciência.

Ao contrário de bruxos e curandeiros, astrólogos ou alquimistas, de negacionistas do aquecimento global, da evolução das espécies ou da idade da Terra, ao arrepio de esotéricos, videntes, iluminados e de raptados por extraterrestres, a excitação está na verificação do resultado da anunciada experiência.

Vemos, pelos olhos dos media, o método científico em verdadeira e honesta ação. O seu instrumento: o ceticismo iluminado. O seu processo: a discussão controlada pela experiência.

Não estamos a assistir ao espetáculo menos próprio da desmascarada "fusão fria". Tiramos simbolicamente o nosso chapéu à seriedade dos investigadores que anunciaram os resultados e agora colocam ao julgamento da comunidade os seus méritos, bem como todos os elementos necessários para que a experiência possa ser reproduzida. Seja confirmada ou não a descoberta, o louvor é já merecido.

 

Pois não há ciência sem verificação independente.

 

P.S.

Qvosque tandem abvtere, Catilina, patientia nostra?

        (Cícero, Oração I contra Catilina – Até quando abusarás, Catilina, da nossa paciência?)

Delenda est Cartagho

        (Catão o Velho, no fim de cada discurso – Cartago deve ser destruída) 

 

Pois então:

Quosque tandem abutere, QREN, patientia nostra?

Já não é Cícero contra Catilina, mas o Bom Senso contra o delírio burocrático do QREN. Que se terminem então todos os Editoriais com a teimosa frase de Catão, adaptada ao vernáculo nortenho mais rijo e genuíno:

Delenda est buroQREN.