Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Marcelino Silva, Strong, S.A.
-
"Logo desde as primeiras conversas foi possível perceber o enorme potencial de colaboração, e de imediato começar traçar um caminho para a criação de conceitos e produtos com capacidade de abordar o mercado concorrencial, aproveitando as mais-valias técnicas do INESC Porto e a forte presença de mercado da Strong S.A."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto
A relação entre a Strong S.A. e o INESC Porto inicia-se através de contactos informais em 2007, nomeadamente com a apresentação mútua de competências na área de Investigação e Desenvolvimento tecnológico.
Logo desde as primeiras conversas foi possível perceber o enorme potencial de colaboração, e de imediato começar traçar um caminho para a criação de conceitos e produtos com capacidade de abordar o mercado concorrencial, aproveitando as mais-valias técnicas do INESC Porto e a forte presença de mercado da Strong S.A.
As sinergias criadas levaram, em 2009, à concretização desta colaboração no projeto RobVigil, aprofundaram a cooperação tecnológica entre ambas as entidades e permitem-nos olhar para um futuro de desafios e oportunidades conjuntas.
Áreas de Negócio
Soluções profissionais de segurança para empresas ou particulares.
Ano em que colaborou com o INESC Porto
Desde 2009.
Título do projeto
RobVigil
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) e Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG)
Responsável pelo projeto (INESC Porto)
Carlos Pinho (UTM)
Testemunho relativo ao Projeto
O projeto RobVigil é emblemático e coloca-nos desafios inerentes à criação de um produto de alta tecnologia, na área da robótica aplicada ao mercado comercial, que são complexos e aliciantes para todos os envolvidos.
Pretende-se utilizar este equipamento para fortalecer a oferta das empresas envolvidas, melhorar a competitividade no mercado extremamente concorrencial da segurança de pessoas e bens, potenciando o desenvolvimento de atividades económicas com elevado valor acrescentado. Este projeto contribui ainda para o aproveitamento da capacidade dos promotores para desenvolverem novos serviços/aplicações numa área de elevada relevância socioeconómica.
A investigação e desenvolvimento inerentes ao projeto em causa enquadram-se na promoção de uma cultura de inovação tecnológica, fundamental ao progresso numa economia global e promotores empresariais em particular, orientados pelas regras de um mercado em constante mutação, onde é necessário ter capacidade para reagir com celeridade às oportunidades de negócio.
As soluções em desenvolvimento e os desafios exigentes nesta área são, de facto, muito relevantes e obrigam todos os envolvidos a uma busca constante por novas soluções e propostas alternativas, nunca perdendo de vista o objetivo final de criar um produto adequado e economicamente viável.
Pessoalmente creio que o projeto RobVigil é uma oportunidade única para adquirir e aprofundar conhecimentos na área de robótica industrial, criar novas “pontes” de colaboração com entidades académicas e parceiros empresariais, com uma visão única do futuro.
Participar nesta visão de um futuro antecipado é aliciante, estar acompanhado por uma equipa que se empenha diariamente, e acreditar que é possível concretizar os exigentes objetivos a que nos propusemos, é, de facto, um privilégio.