INESC TEC discute Desmaterialização de Processos como propulsor da Economia
O INESC TEC, entidade coordenada pelo INESC Porto, esteve presente numa Sessão de Brainstorming intitulada “Eficiência e Competitividade Económica”, que se realizou no dia 22 de novembro em Monte Real. Saúde, e-Government e Economia foram os temas centrais deste evento.
Promovida pelo CEDT (Centro de Excelência em Desmaterialização de Transações), esta iniciativa teve como objetivo identificar oportunidades de colaboração entre os participantes nas áreas da economia, saúde e e-government associadas à desmaterialização de processos, áreas com elevado potencial para o aumento da eficiência e competitividade da economia portuguesa no atual contexto de crise financeira.
Empreendedores, executivos, investigadores e especialistas das empresas e entidades com competências de TIC em áreas de desmaterialização reuniram-se neste evento para apresentarem projetos cujo denominador comum é a desmaterialização de processos. Para além de brainstorming de ideias de projetos em cooperação, de impacto nacional e estruturante, o evento procurou promover networking, parcerias tecnológicas e de negócio entre as empresas e entidades participantes e, principalmente, a geração de novos projetos de inovação.
O INESC TEC interveio nas três áreas de discussão. Carlos Pinho, investigador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) ficou responsável pelo tema da saúde, com uma apresentação intitulada “Desmaterialização na Saúde: a Perspetiva do INESC Porto – Projetos e Competências”. Rui Barros, investigador da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG) centrou a sua intervenção no tema e-government, com a apresentação “Desmaterialização no e-Gov: a perspetiva do INESC Porto – Projetos e Competências”. A Luís Carneiro, coordenador da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), coube o tema da Economia, com uma apresentação intitulada “Desmaterialização na Economia: a Perspetiva do INESC Porto – Projetos e Competências”.
António Gaspar, coordenador da USIG, esteve também presente na qualidade de membro da Direção do CEDT. José Carlos Caldeira, Diretor do INESC Porto, marcou igualmente presença na qualidade de Administrador Executivo da PRODUTECH, tendo moderado uma sessão sobre Economia.
Esta iniciativa enquadra-se nas atividades do CEDT de dinamização e gestão da rede de competências em desmaterialização de transações e na criação e desenvolvimento de projetos inovadores no modelo de cooperação do CEDT, contando com o apoio do programa COMPETE e a parceria com os pólos de competitividade TICE.PT, Health Cluster Portugal, InovCluster e PRODUTECH.