Asneira Livre
A todos um muito obrigada!
Por Lília Araújo*
Aos 15 anos, quando foi exigido que eu escolhesse uma área de ensino, decidi optar pelo curso de informática. Não porque fosse fascinada pela tecnologia, propriamente, mas sim pelo facto de considerar que no futuro todo o nosso meio envolvente teria uma necessidade inerente de informática. Assim, pensei eu, nessa altura vou estar numa área em constante mudança e, vou poder adquirir conhecimento sem estar restrita a uma área demasiado específica.
Cedo me apercebi que programar era, afinal, muito mais interessante do que alguma vez teria pensado. E, desta forma, ao longo de todo o meu percurso académico, o entusiasmo pela área foi aumentando e percebi que outrora tinha feito a escolha certa.
Depois de terminar a licenciatura, o objetivo era conseguir pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos, mas muito mais importante do que isso, era aprender sempre mais. É aqui que o INESC Porto se cruza no meu caminho. Existe melhor forma de adquirirmos conhecimento do que enveredar pela área de investigação? Eu acho que não, e por isso agarrei a oportunidade que o INESC Porto me ofereceu e durante quase três anos aprendi muito, tanto a nível pessoal como profissional. Foi muito importante para mim ter tido a possibilidade de começar na área de investigação e ter a visão de que é possível chegar mais além do que alguma vez teria pensado.
Aqui, trabalhei com pessoas com bastante experiência, num ambiente muito acolhedor que permitiu a minha evolução através da partilha e aquisição de conhecimento. Agora chegou o momento de continuar a minha jornada e aceitar novos desafios, mas não poderia fazê-lo sem agradecer a todos os meus colegas e amigos. A todos um muito obrigada!
*Colaboradora na Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG)