Decisões do Conselho Geral do INESC Porto
A reunião do Conselho Geral do INESC Porto realizou-se no dia 16 de dezembro de 2011. Aqui foram apresentados os novos membros designados pelos Associados e a ordem de trabalhos incluiu, entre outros assuntos, a apresentação do Plano e Orçamento para o ano de 2012.
Os novos membros do Conselho Geral do INESC Porto são os seguintes: Patrícia Andrea Bastos Teixeira Lopes (Pró-Reitora da Universidade do Porto), João Manuel de Frias Viegas Proença (Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto – FEP), Rosário Gambôa (Presidente do Instituto Politécnico do Porto – IPP), Arlindo Manuel Limede de Oliveira (Vogal do Conselho de Diretores do INESC) e José Pedro Salas Pires (Vogal do Conselho de Diretores do INESC).
Depois da apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2012 – durante a qual José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto, introduziu as linhas estratégicas para o próximo ano, sendo a tónica dominante a consolidação do modelo institucional do INESC TEC –, foi discutido o modelo de financiamento do INESC Porto.
Na reunião foi ainda aprovada a recomposição do Conselho Científico e da Comissão de Acompanhamento Científico do INESC Porto, tendo-se verificado a substituição de alguns membros e tendo sido designados novos membros pelas Unidades Associadas e pela Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS).
Posteriormente abordou-se a participação do INESC Porto em empresas, nomeadamente a FiberSensing e AUDOLICI. Relativamente a esta última, ficou decidido que a participação da AUDOLICI seria vendida aos sócios individuais.
Finalmente discutiu-se o relacionamento com os associados académicos no âmbito de projetos QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) em co-promoção, e foi feito um ponto de situação sobre o novo edifício e da constituição do INESC P&D Brasil.