Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da NDrive, pela voz de Filipe Carneiro.

Fora de Série

"Defendemos o nosso trabalho e a instituição como um bom patriota defende a sua nação", Paula Silva

A Vós a Razão

"Se tivesse mais 20 anos, o título deste texto poderia facilmente ser 'A voz da razão'...”, Manuel Eduardo Correia

Asneira Livre

"Agora chegou o momento de continuar a minha jornada e aceitar novos desafios, mas não poderia fazê-lo sem agradecer a todos os meus colegas e amigos", Lília Araújo

Galeria do Insólito

Um cão conhecido da vizinhança jurou vingar-se, no carro de um dos nossos bolseiros, de todos aqueles seus camaradas que encontraram a morte sob tais máquinas, na violência de uma estrada qualquer.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever ao BIP
 

Delegação de Hong Kong visita INESC Porto

Vladimiro Miranda, Diretor do INESC Porto, apresentou a instituição e as áreas de investigação em que o INESC TEC (entidade coordenada pelo INESC Porto) aposta, com especial enfoque na área de energia elétrica. Por sua vez, a delegação chinesa esteve representada por Siu-Lau Ho, Diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, que apresentou a PolyU, e por Zhao Xu, Professor na área da Energia, que apresentou a atividade de investigação do Departamento de Energia Elétrica da mesma Universidade.

Os visitantes tiveram oportunidade não só de fazer uma visita ao edifício do INESC Porto mas também ao laboratório do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e aos laboratórios da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS), nos polos da FEUP e do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Questionado sobre o propósito da sua visita ao INESC Porto, Siu-Lau Ho afirma que a PolyU tem como objetivo “criar e reforçar ligações com universidades e institutos reconhecidos em todo o mundo”. Para além disso, “pretendemos internacionalizar o nosso trabalho e, ao termos conhecimento do papel desempenhado pelo professor Vladimiro Miranda na área dos Sistemas de Energia, decidimos vir conhecer esta instituição”, explica.

O docente da PolyU revelou ainda algum agrado ao perceber que “para além da área de energia, existem ainda outras áreas de trabalho comuns às duas instituições, o que quer dizer que podemos ir ainda mais além em termos de cooperação”. De facto, acrescenta Siu-Lau Ho, “estamos já a promover o diálogo entre investigadores e por isso esperamos que em breve possam ocorrer intercâmbios de alunos e trabalhos de investigação conjuntos”.

Relativamente ao INESC TEC, o professor reconhece que este é “um importante instituto ao nível de investigação e o objetivo de ambas as instituições [INESC TEC e PolyU] não é só publicar. Queremos ir mais além, queremos comercializar a nossa investigação.”, adianta o docente. Mais do que isso, no INESC TEC “os investigadores trabalham com as pessoas, com a indústria, com o comércio, tentando sempre usar o trabalho de investigação do modo mais eficaz. E esse é também o nosso principal objetivo. Não faz sentido fazer investigação sem aplicação prática”, conclui.