Robótica do INESC TEC duplamente premiada
A Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, entidade coordenada pelo INESC Porto, continua a somar pontos com a sua tecnologia. Desta vez, o projeto vencedor foi o Intelwheels (Cadeira de Rodas Inteligente com Interface Multi-Modal flexível), que recebeu dois prémios no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: o Galardão da Inclusão na categoria “Investigação Aplicada” e o 1º Lugar Menção Honrosa do Prémio Ser Capaz - Investigação e Tecnologia 2011, da Associação Salvador.
Este projeto tem como finalidade desenvolver uma Cadeira de Rodas Inteligente (CRI) com uma interface multimodal flexível que permita melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência motora. Os utilizadores podem recorrer a comandos de voz, expressões faciais, movimentos de cabeça e comandos usando um joystick, e fazendo possíveis combinações de todos estes comandos.
Liderado por Luís Paulo Reis do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), este projeto integra dois investigadores da ROBIS, António Paulo Moreira (coordenador de Unidade) e o aluno de doutoramento Marcelo Petry. A equipa conta ainda com Brígida Faria da Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto e Sérgio Vasconcelos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
O primeiro dos prémios referidos foi entregue no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na 2ª Gala da Inclusão, que se realizou a 3 de dezembro de 2011, com a organização do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria.