INESC TEC organiza reunião do Projeto Europeu TWENTIES
A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC organizou a reunião trimestral do projeto europeu TWENTIES, financiado pela comissão europeia no âmbito do 7º programa quadro. A reunião teve lugar nas instalações do INESC Porto nos dias 28 e 29 de novembro.
O projeto TWENTIES visa o desenvolvimento e a demonstração de funcionalidades para a gestão de redes de transporte com elevada integração de recursos renováveis, com especial atenção para a integração de parques eólicos off-shore, os quais serão ligados às redes terrestres por intermédio de ligações submarinas.
Para além do escoamento de potência proveniente de grandes parques eólicos off-shore, pretende-se que essas redes submarinas estabelecidas em corrente contínua permitam o desenvolvimento de corredores complementares com o objetivo de interligar diversos países (por exemplo na região do Mar do Norte), possibilitando estabelecer novas condições operacionais para o funcionamento de mercados de energia.
As redes off-shore vão poder apoiar o funcionamento de redes terrestres ao proporcionar novos mecanismos de controlo de frequência – incluindo a partilha de reservas entre diversos países ou a própria participação dos parques eólicos off-shore na regulação de frequência dos sistemas – e de controlo de tensão. O projeto TWENTIES apresenta assim importantes desafios tecnológicos que vão permitir contribuir em larga escala para a exploração do recurso eólico off-shore.
O INESC TEC encontra-se inserido num grupo de trabalho do qual fazem parte a elétrica francesa RTE (RTE EDF TRANSPORT S.A., na qualidade de coordenador do grupo de trabalho), a UCD (University College Dublin, Irlanda), o instituto de investigação italiano RSE (Ricerca sul Sistema Elettrico SpA) e a Universidade de Strathclyde (Escócia).
Com início em Abril de 2010, o projeto tem uma duração total de 36 meses. Do lado do INESC Porto, os investigadores Carlos Moreira e Bernardo Silva foram responsáveis pela organização do evento que contou ainda com a participação de Yannick Phulpin.