INESC TEC assina protocolo com maior fabricante português de calçado
CONTRATO-PROGRAMA COM KYAIA VAI ALAVANCAR INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Celebrando uma parceria de quase 20 anos, o INESC TEC e a Kyaia assinaram, no dia 14 de novembro, um contrato-programa com o objetivo de promover atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico em áreas como planeamento e logística, gestão de cadeias de fornecimento, customização de produtos, organização da produção e sistemas de gestão empresariais. Este protocolo confere um novo impulso à colaboração de longa data entre a Kyaia e o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, que tem contribuído ativamente para a melhoria da produtividade do setor do calçado, desenvolvendo novos métodos de produção e sistemas inovadores.
Modernidade do setor do calçado assenta em novas tecnologias
O setor da indústria do calçado é o mais internacionalizado da economia portuguesa, exportando mais de 95% da produção para 132 países. É também um dos mais avançados do mundo, enviando a sua tecnologia para os cinco continentes. Com 1.696 empresas nas suas fileiras[1], este setor tem apostado fortemente em produtos de maior valor acrescentado, alicerçados no desenvolvimento de novas tecnologias e na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
O INESC TEC tem sido aliado das empresas do setor, do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e das empresas fornecedoras de tecnologia ao setor, oferecendo conhecimento, tecnologia e soluções que têm contribuindo para a melhoria do desempenho desta indústria. Uma das empresas que vem mantendo uma parceria de longa data com a instituição é o Grupo Kyaia. O maior fabricante português de calçado tem beneficiado da introdução de tecnologia made in INESC TEC nos seus processos produtivos. Aliás, a flexibilidade de produção proporcionada pelas tecnologias do Laboratório Associado assume-se como um dos elementos-chave para o sucesso da marca própria da Kyaia, a Fly London.
Tomando como ponto de partida esta evidência, o contrato-programa assinado com a Kyaia, em Guimarães, formaliza a aliança que une as duas instituições, assegurando a continuidade da parceria. Durante os próximos três anos o Grupo vai financiar projetos de investigação conjuntos que deem origem a novos processos, produtos e serviços, bem como apoiar a formação avançada, nomeadamente ao nível de mestrado e doutoramento. Espera-se que os resultados desta parceria sejam posteriormente difundidos, contribuindo para o desenvolvimento, competitividade e internacionalização do sector e, se aplicável, da indústria em geral, fase em que a colaboração do CTCP será especialmente importante.
A assinatura do protocolo contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva que, de visita à Kyaia, no âmbito da terceira jornada do "Roteiro para uma Economia Dinâmica", elogiou a investigação científica com aplicação na indústria, exemplificada neste contrato-programa.
INESC TEC - Kyaia: uma aliança com quase duas décadas
A colaboração entre INESC TEC e Kyaia arrancou com os projetos LOGICSTORE e LOGICTRANS em 1996 no âmbito da FACAP – Fábrica de Calçado do Futuro. Em parceria com a empresa Lirel e o CTCP, o INESC TEC instalou o LOGICSTORE - um sistema altamente inovador de armazenamento e distribuição automática para linhas de costura - no polo de Paredes de Coura. No historial mais recente de colaborações entre as duas entidades é de destacar a participação em dois projetos emblemáticos: o HighSpeedShoeFactory e o ShoeID.
O HighspeedShoeFactory oferece uma nova solução de produção de calçado personalizado em 24 horas. Concebido numa lógica de secção única de total flexibilidade e total polivalência, o novo modelo organizacional em fluxo único de produção substitui as tradicionais secções de corte, costura, montagem e acabamento por sistemas de distribuição automatizada integrados com sistemas de corte automatizado e controlo automatizado online dos fluxos dos produtos e processo. Ou seja, com esta nova tecnologia, o posicionamento dos postos de trabalho na fábrica deixa de ter importância, na medida em que a unidade está totalmente automatizada e interligada por transportadores que asseguram o fluxo das matérias-primas e do produto nos seus vários estádios.
Já a solução ShoeID foi desenvolvida para a marca FLY London com o objetivo de melhorar a eficiência em toda a cadeia de abastecimento. Além de otimizar os processos e ajudar a evitar perdas na cadeia logística, a solução agrega valor na loja, incorporando um piso inteligente RFID, que permite ao cliente experimentar um par de sapatos e ver a sua imagem projetada em tempo real. Outra das aplicações do ShoeID é a incorporação da tecnologia RFID na fase inicial do ciclo de produção do calçado de forma a facilitar o acompanhamento de toda a cadeia de valor desde as primeiras operações de fabrico do calçado até ao consumidor final, a eliminação da elevada carga documental em papel, a otimização de rotas de distribuição e, ao nível das Lojas e Stands, a introdução de soluções inovadoras ao nível da interatividade produtor-consumidor. Também permite que os gestores das lojas saibam, em qualquer momento, o que está em stock, o que está na frente de loja e o que precisa de ser reabastecido. Estes projetos contaram ainda com a colaboração do CTCP, da FEUP e das empresas CEI, Creative Systems, FlowMat e Silva e Ferreira.
Ambas as tecnologias estão a ser aplicadas na Kyaia e já foram replicadas noutras empresas, comprovando a excelência da investigação do CESE na área da gestão das operações e do desenvolvimento de soluções de otimização e apoio à decisão para empresas industriais.
Protocolo reforça contribuição do INESC TEC para o sucesso do setor
O estabelecimento deste contrato programa concretiza a missão do INESC TEC, nomeadamente, fortalecendo a interface entre o mundo académico e o mundo empresarial e contribuindo para a melhoria do desempenho da indústria através da promoção de atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria e formação avançada.
Este contrato programa de três anos reforça a parceria de longa data com a Kyaia e potencia uma colaboração mais próxima. “Uma parceria deste tipo permite identificar melhor os problemas e desafios da empresa, definir linhas de investigação de mais longo prazo, promover novos projetos, trabalhos de doutoramento e formar quadros da empresa em domínios avançados relevantes. Por outro lado define mecanismos que tornam mais ágil e mais rápido o lançamento de novos projetos e iniciativas”, refere o coordenador do CESE, Luís Carneiro. De referir ainda que este contrato-programa permite reforçar a contribuição do INESC TEC para o sucesso do setor do calçado, naturalmente em articulação com outras entidades, com destaque para o Centro Tecnológico do Calçado.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: INESC Porto.[1] Segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS).