Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Tiago Nascimento, Universidade Federal da ParaíBa (BRASIL), Professor e Investigador
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2010 - 2012
- Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou: CROB
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: RobVigil; Perception-Driven Coordinated Multi-Robot Motion Control ; Equipa de Futebol de Robôs – 5dpo
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Assim que saí do INESC TEC, depois de ter concluído o meu doutoramento, voltei ao Brasil, onde, através de um concurso, entrei para a UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Nesta universidade criei o LaSER (Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica), juntamente com mais dois professores, bem como um grupo de investigação em sistemas robóticos. Em apenas dois anos conseguimos juntar mais de vinte alunos a trabalhar no laboratório em diversos projetos de investigação. A maior parte das investigações envolvem a robótica e criação de algoritmos.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
A minha experiência no INESC TEC ajudou-me muito, pois hoje trabalho com projetos de investigação. O último foi a aprovação de um edital altamente concorrido no Brasil, o Edital Universal. Escrever e gerir projetos, bem como participar em investigação, ajudou-me no cargo que tenho hoje em quase todos os aspectos.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Não tenho acompanhado muito, mas creio que o incentivo a parcerias com o Brasil tem sido amplamente fomentado.