Projeto REMINDS aprovado na call UT Austin – Portugal
O projeto REMINDS (Relevance Mining and Detection System), do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi aprovado na última call de projetos de I&D, no âmbito do Programa UT Austin Portugal (2014).
O REMINDS tem como principal objetivo criar “um sistema capaz de detetar, no ‘oceano’ de dados fornecidos pelas redes sociais, informações relevantes, filtrando e ignorando o que é pessoal, privado ou irrelevante”, explica Álvaro Figueira, investigador responsável pelo projeto.
A velocidade da propagação de publicações e comentários em meios online é tanta que, facilmente, ultrapassa a velocidade a que os tradicionais media divulgam notícias. As redes sociais são, assim, fonte de uma enorme quantidade de informação, no entanto, na sua maioria, esta é privada, isto é, pessoal. O REMINDS faz um filtro e mostra, automaticamente, as informações relevantes ao utilizador.
A metodologia criada para fazer este filtro eficaz, “permite a melhor compreensão de como as pessoas tomam decisões sobre relevância além de possibilitar fazer automaticamente previsões de relevância em grande escala”, conclui o responsável.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: FCUP.