BIP Vintage
Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 14 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.
As várias “casas” do INESC desde 1985 (BIP Nº48, fevereiro DE 2005)
O INESC comemora este ano 20 anos de existência no Porto. É tempo de festejar e de valorizar tudo o que foi feito desde 1985. É tempo de evocar as memórias dos mais antigos e relembrar as pequenas e grandes vitórias que fomos alcançando.
Até ao final de 2005, a secção Especial do BIP será dedicada à comemoração de tão importante evento. No primeiro “capítulo”, o BIP saiu em busca dos vários edifícios que acolheram a actividade dos inesquianos.
1) Rua José Falcão, nº 15
Tudo começou em 1985 no sexto andar do número 15 da Rua José Falcão, um espaço na altura cedido pelos TLP que lá tinham o seu Centro de Formação. Atualmente é a Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos (ANET) que ocupa o sexto andar.
Algum tempo mais tarde, o INESC alugou o quarto andar direito do mesmo prédio. Hoje em dia, é o Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo (INSCOOP) que desenvolve atividade nesse espaço.
2) Rua José Falcão, nº 118
Ainda nos anos 80, o INESC comprou os quinto e sexto andares do número 118 de José Falcão, que passaram a funcionar como local dos cursos de formação do FUNDETEC. Mais tarde, foram vendidos à Universidade do Porto para o Curso de Psicologia.
Ainda hoje estes espaços pertencem à Universidade do Porto.
3) Largo de Mompilher, nº 22
O edifício do Largo de Mompilher foi ocupado pelo INESC Porto desde 1987 até 2000.
Embora pertença à PT Inovação, o edifício está atualmente vazio e não se regista qualquer atividade.
4) Rua José Falcão, nº 110
O edifício que o INESC ocupou a seguir, e não “largou” até Junho de 2002, foi o número 110 da Rua José Falcão. Na época, com o apoio do PEDIP, foram criados dois Centros de Transferência de Tecnologia ligados à atividade das atuais UOSE e UESP.
Hoje em dia, respira-se advocacia em todo o edifício. O primeiro andar é ocupado pela Sociedade de Advogados Luís Bianchi de Aguiar, Catarina Pinto de Rezende e Ana Guerra Aguiar. Nos segundo e terceiro andares trabalha a Sociedade de Advogados José Pedro Aguiar Branco e Associados.
5) Rua do Pinheiro, nº 9
Nos anos 90, com o projeto de Incubação de Empresas HITEC, o INESC ocupou todo o edifício que fica no número nove da Rua do Pinheiro.
Atualmente funciona nesse mesmo edifício o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI).
6) Rua do Campo Alegre, nº 687
Depois de ocupar o edifício da Rua José Falcão, a Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Eletrónicos passou a funcionar na Faculdade de Ciências, no nº 687 da Rua do Campo Alegre. Ainda hoje o INESC Porto mantém este pólo na FCUP.
7) Praça da República, 93-A
O número 93-A da Praça da República foi comprado com o financiamento do Programa Ciência e acolheu a atividade do INESC Porto durante vários anos.
É agora a Escola Profissional Raúl Dória, do Comércio, Escritórios e Serviços do Porto quem ocupa o edifício.
8) Rua Dr. Roberto Frias, nº 378
Desde Junho de 2002, a atividade do INESC Porto desenvolve-se no edifício situado no Campus da FEUP na Rua Dr. Roberto Frias, 378. O INESC Porto mantém ainda um pólo - a Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Eletrónicos - a funcionar na Faculdade de Ciências, no nº 687 da Rua do Campo Alegre.
BIP TRINTAGE (atualização das "CASAS" NESTA EDIÇÃO DO BIP)
9) Rua Dr. Roberto Frias, Campus da FEUP
Em 2009, o INESC Porto decidiu aumentar as instalações e construiu outro edifício - a Infraestrutura Tecnológica para a Energia Sustentável -, em conjunto com a FEUP, com financiamento do ON.2, ao lado do primeiro, obras que finalizaram em 2012.
Para além da expansão para um novo edifício no Campus da FEUP, em 2007 iniciou-se o alargamento do Laboratório Associado com o acolhimento de novos Centros de I&D. Seis novos Centros potenciam multidisciplinaridade e crescimento sustentável.
10) Rua do Campo Alegre, Polo FCUP
Créditos: FCUP
O INESC TEC tem dois centros no Polo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP): o Centro de Fotónica Aplicada (CAP) e o Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS).
11) Polo do ISEP
O polo do ISEP acolhe um grupo de investigadores do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB).
O Centro de Sistemas Embebidos e de Tempo Real (CISTER) é a unidade associada do INESC TEC que se localiza neste polo.
12) Polo da UTAD
Existem investigadores dos seguintes centros no polo do INESC TEC na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: CROB, CSIG, CTM, CAP e CPES.
13) Polo da U.Minho
Créditos: U. Minho
Na Universidade do Minho encontra-se o Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC.