Decisões do Conselho Geral do INESC Porto
No dia 28 de janeiro tiveram lugar no INESC TEC duas reuniões extraordinárias do Conselho Geral do INESC Porto, juntando representantes de todos os associados (INESC, Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto – IPP).
Na primeira reunião foram aprovados o plano e orçamento para 2015, bem como ratificada a venda da participação na Fibersensing - Sistemas Avançados de Monitorização, S.A., aprovada a participação do INESC Porto na empresa LTPLABS, Lda. e a adesão ao CIM – Centro Internacional de Matemática e à Plataforma Noroeste Global. Na sequência da designação de novos membros do Conselho Geral pela Universidade do Porto, foram substituídos dois elementos da Mesa do Conselho Geral, sendo que o Presidente da Mesa passa a ser o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e o Segundo Secretário é agora o Vice-Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), António Joaquim Mendes Ferreira, ambos eleitos por unanimidade.
Na segunda reunião, os membros do Conselho Geral aprovaram várias alterações aos Estatutos do INESC Porto, entre elas: a mudança da designação de INESC Porto para INESC TEC, a alteração do modelo de gestão, com a criação de um Conselho de Administração composto por cinco a nove elementos, e a eventual criação de uma Comissão Executiva pelo Conselho de Administração.
De acordo com as alterações aos Estatutos será ainda criada uma Comissão de Acompanhamento Empresarial, seguindo o previsto no Regime Jurídico das Instituições de Investigação. Já o Conselho Científico do INESC TEC terá um aumento de competências e o seu funcionamento será também alterado, através de regulamento a aprovar pelo próprio órgão.
Foram ainda aprovadas outras alterações de caráter secundário, tais como a atualização do objeto e atribuições do INESC TEC, que refletem a evolução da instituição entretanto ocorrida.
Os novos Estatutos só entrarão em vigor após publicação das alterações. Nessa altura, a atual Direção constituir-se-á como Conselho de Administração até à eleição de novos membros.