Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da EEM-Empresa de Electricidade da Madeira, SA, pela voz de Agostinho Figueira.

Fora de Série

"O acentuado crescimento do grupo em termos de projetos (...) leva a que os investigadores do centro de robótica estejam atualmente sujeitos a uma sobrecarga (...). Assim, penso que todos os que estão no conselho de unidade do centro de robótica têm sido 'fora de série'", José Miguel Almeida (CROB).

A Vós a Razão

"INESC TEC with its close positioning to decision makers and the complementarity of its researchers in Operations Management is in a privileged position to excel in this field!", Pedro Amorim (CEGI)

Asneira Livre

"Lembrem-se do vosso “eu” de 18 anos. Não era mesmo isso que procuravam quando decidiram ser Engenheiros?" Pedro Costa (C-BER)

Galeria do Insólito

Está a terminar mais um inverno de frio, vento e chuva na cidade do Porto. Mas, no INESC TEC, parece que há quem seja imune às temperaturas negativas…

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC torna comunicações no Espaço mais eficientes

O INESC TEC arrancou, no mês de janeiro, com o projeto europeu SCREEN (Space Cognitive Radio for Electromagnetic Environment maNagement), onde o objetivo é levar o conceito de radiocomunicações cognitivas para o Espaço, explorando assim os benefícios que esta tecnologia já demonstrou em ambiente terrestre. O projeto conta com um orçamento total de cerca de um milhão de euros.

A rádio cognitiva é uma forma de comunicação sem fios em que um transmissor consegue detetar, de forma inteligente, quais os canais que estão a ser utilizados e aqueles que não estão, permitindo instantaneamente ocupar os canais vagos. Envolvendo o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, este projeto irá consistir na análise, desenvolvimento, implementação e teste de algoritmos de radiocomunicações cognitivas. O elemento inovador no SCREEN é, no entanto, a componente de implementação e teste. Embora algumas das tecnologias de base para os elementos iniciais do projeto não sejam novas, a incorporação de todos os estágios de um transmissor de rádio num sistema cognitivo nunca foi feita em toda a sua extensão.

A tecnologia-chave para as radiocomunicações cognitivas chama-se ‘Software-Defined Radio’ (SDR) e fornece a flexibilidade necessária para reconfigurar os parâmetros das comunicações de modo autónomo e sem nenhuma alteração no hardware do transmissor. O consórcio, que envolve, além do INESC TEC, a Tekever ASDS (coordenador, Portugal), o Munich Innovation Group GmbH (Alemanha) e a Avanti Communications Ltd (Reino Unido), irá fazer uso da tecnologia SDR e usá-la para implementação e teste.

A abordagem do projeto pretende fazer uso dos resultados de investigação já conseguidos na componente terrestre a todos os níveis (tecnológico, mercado e regulamentar) e capitalizar o trabalho prévio em diferentes projetos, evitando duplicação de esforços desnecessários. O sistema a desenvolver neste projeto operará na banda-S, que é pouco explorada e tem um grande potencial para aplicações de nicho futuras, em missões com múltiplos satélites. O objetivo é melhorar o desempenho, eficiência e versatilidade das comunicações espaciais.

O INESC TEC terá a seu cargo o desenvolvimento de técnicas para análise de espetro, simulação e implementação de algoritmos de radiocomunicações cognitivas, testes laboratoriais e atividades de comunicação e disseminação. A equipa do CTM envolvida no projeto é composta por Henrique Salgado, Luís Pessoa, João Canas Ferreira e José Machado da Silva.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.

Créditos foto: Avanti