Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Paula Gomes, SOANE SGPS, IT Project Manager @ IT Strategy
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2007-2010; 2011 - 2014
- Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CESE (Área de Consultoria)
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Não aplicável
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Saí do INESC TEC em 2014 para agarrar um novo desafio no maravilhoso e aliciante mundo do retalho.
Faço parte da BIT (Business Information Technology), a unidade responsável pelos sistemas de informação de suporte ao Centro Corporativo (estrutura central) e aos negócios de retalho do grupo Sonae.
A equipa da qual faço parte – IT Strategy – é responsável por pensar, definir e implementar a estratégia de sistemas de informação, sempre em total alinhamento com a estratégia do negócio e suportada em toda a equipa de IT.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
A experiência adquirida no INESC TEC contribuiu muito para o que sou hoje, tanto a nível profissional como pessoal.
O facto de ter trabalhado com diferentes setores e áreas de negócios, bem como com metodologias e ferramentas distintas, permitiu-me adquirir a polivalência que o mercado de trabalho exige nos dias que correm. Especificamente no que diz respeito à minha função atual, destaco a importância das skills de gestão e liderança que tive oportunidade de desenvolver e que têm sido determinantes para o sucesso.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Além de ter perdido encanto com a minha saída? :)
Dada a dinâmica da organização e as exigências do contexto em que vivemos, acredito que muitas coisas deverão ter mudado e, acredito, para melhor. Afinal, só a nossa capacidade de nos transformarmos nos mantém no topo, e tem sido sempre essa a posição ocupada pelo INESC TEC.
Estou certa, também, que muitos aspetos se mantêm iguais ao que conheci e vivenciei durante 6 anos. A propósito, aproveito a oportunidade para endereçar cumprimentos especiais a todos os que se mantêm ao serviço da instituição e com os quais tive oportunidade de me cruzar. Porque o que o INESC TEC tem de melhor continua a ser o mesmo: as pessoas.