INESC TEC participa na 1ª reunião do Conselho Estratégico da Rede INOVAR
O INESC TEC participou na primeira reunião do Conselho Estratégico da Rede INOVAR, para o qual o foi recentemente convidado, que decorreu no dia 9 de novembro na Escola Superior Agrária de Santarém. O INESC TEC esteve representado por André Sá, membro do Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE). Esta rede pretende ser a estrutura de cúpula para a transferência de conhecimento e de tecnologia entre investigadores, agricultores, empresários e estruturas associativas com ligação aos setores Agrícola, Agroalimentar e Florestal, ao nível nacional. Os setores onde a rede atua são os setores alvo da área TEC4AGRO-FOOD (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica - TICE - para os setores Agrícola, Agroalimentar e Florestal) do INESC TEC.
O principal objetivo deste encontro era definir o funcionamento da Rede INOVAR e delinear a estratégia e o plano de atividades para os próximos três anos. Assim, a reunião serviu para a discussão do funcionamento do Conselho Estratégico, a apresentação e discussão da estratégia e plano de atividades, a definição do modelo operacional e funções da equipa executiva, a articulação com outras iniciativas em rede no setor e ainda para a discussão de projetos âncora e levantamento de projetos dos parceiros.
Para além de André Sá, estiveram presentes representantes das seguintes entidades: CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL, Universidade de Évora, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP), INOVISA, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), PortugalFoods, FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, aiff - associação para a competitividade das indústrias da fileira florestal e Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS).
As entidades envolvidas na Rede INOVAR (cerca de 80 membros do meio científico - universidades, institutos politécnicos e instituições de I&D - e representantes do meio produtivo e empresarial - associações, federações, confederações, polos e clusters) e, em particular, envolvidas no Conselho Estratégico, permitirão ao INESC TEC ter acesso às principais decisões/estratégias setoriais no sentido de promover uma maior utilização das TICE nos setores Agrícola, Agroalimentar e Florestal.
O colaborador mencionado no corpo da notícia tem ligação ao INESC TEC.
Créditos foto: http://pt.skanplatform.org/