INESC P&D Brasil coordena projeto na área de monitorização de redes de energia
O INESC P&D Brasil deu início em novembro ao projeto TECCON II - Tecnologia para Redes Inteligentes de Energia, que tem como objetivo aumentar a eficiência, confiabilidade e segurança das linhas de transmissão utilizando sistemas sensores baseados em fibra ótica.
A equipa envolvida no projeto terá a seu cargo o desenvolvimento de um isolador polimérico com classe de isolamento de 230 kV, instrumentalizado com tecnologia sensora em fibra ótica. Adicionalmente, será desenvolvido um sistema de supervisão baseado em modelos de inteligência computacional para leitura e processamento dos dados. O sistema constitui uma solução inovadora para a monitorização em tempo real de linhas de transmissão.
O projeto conta com a participação de uma equipa multidisciplinar, envolvendo oito parceiros. Para além do INESC P&D Brasil (entidade coordenadora), o consórcio integra a Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Federal de Itajubá, a Universidade Estadual de Campinas e o INESC TEC. Neste projeto, o INESC TEC está representado por Pedro Jorge e Ivo Nascimento do Centro de Fotónica Aplicada (CAP).
A reunião de arranque do TECCON II realizou-se em Florianópolis, no dia 19 de novembro, e contou com a participação dos diretores do INESC P&D Brasil, Mauro Rosa e Alexandre Rocco, e um conjunto de pesquisadores das diversas entidades envolvidas. Durante a reunião foi apresentada uma visão geral do projeto e definidos os objetivos e tarefas para o primeiro ano de trabalho.
O TECCON II é financiado pela Transmissora Brasileira de Energia (TBE), enquadrado no programa de P&D da empresa. Com um financiamento de 4,5 milhões de reais (cerca de 1.200 mil euros), o projeto tem uma duração prevista de 36 meses.