INESC TEC apresenta tecnologias para os setores Agrícola, Agroalimentar e Florestal (“TEC4AGRO-FOOD”)
O INESC TEC esteve presente na III Conferência Inova-Ria: SMART RURIS – Tecnologias TICE para o Sistema Agrário, a 30 de outubro, onde apresentou tecnologias, desenvolvidas pelo INESC TEC, para os setores Agrícola, Agroalimentar e Florestal (“TEC4AGRO-FOOD”): o “AGROB V14” e o “COTTOS-D”. A SMART RURIS realizou-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.
O AGROB V14, desenvolvido por investigadores do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) do INESC TEC, é uma plataforma robótica equipada com sensores que pode ser utilizada na agricultura/viticultura de precisão, nomeadamente para tarefas de monitorização. Já o COTTOS-D, que contou com a expertise de investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), é um equipamento de rede versátil capaz de se interligar, de forma automática e dinâmica, com aparelhos semelhantes, formando assim uma rede emalhada de banda larga. Este equipamento consegue ainda interagir com drones para a monitorização agrária e florestal.
Nesta iniciativa, o INESC TEC esteve representado por Filipe Santos (CROB), que integrou ainda o painel de oradores com uma apresentação intitulada “Robótica e Sistemas Inteligentes para os Setores Agrícola e Florestal - Roadmap INESC TEC”, Sérgio Conceição (CTM) e André Sá (Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais, SAPE), cabendo a este último a apresentação de todas as competências do INESC TEC para a área TEC4AGRO-FOOD, através da exposição de um roll-up com o tema “TEC(CHNOLOGY)4AGRO-FOOD by INESC TEC, your ICT partner”.
O objetivo da SMART RURIS era aprofundar a interligação entre as TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica) e as Cadeias de Valor do setor Agrário (Agricultura, Alimentar, Agroindústria e Florestas), proporcionando um momento de exposição de conhecimento e networking.
De realçar o excelente acolhimento, com várias referências dos palestrantes seguintes, da apresentação do Filipe Santos no painel de oradores, bem como os bastantes contactos efetuados (“networking”) na sequência da participação na exposição.
Os investigadores mencionados no corpo da notícia têm ligação à FEUP e INESC TEC.