Offside
Lado B

Bruno Guedes é artista urbano.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da LTPlabs, pela voz de Teresa Bianchi de Aguiar.

Fora de Série

"Nos últimos três anos tenho aprendido e colaborado com investigadores de classe mundial, que me ajudam a melhorar as minhas capacidades científicas. É isso que me motiva no dia a dia." Vítor Cerqueira (LIAAD)

Pensar Sério

"Há uns anos quando sonhámos com a construção de um laboratório de investigação na área da realidade virtual multissensorial muitos pensaram que éramos apenas sonhadores." Miguel Melo (CSIG)

Galeria do Insólito

Quando no SCOM vimos chegar uma consulta com o título “Adaptação de sensores para incorporação em sistemas de deteção de flatulência canina”, pensamos que só podia ser uma brincadeira.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Nos meses de julho e agosto entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Equipa de robótica do INESC TEC bicampeã na European Robotics League

A equipa de robótica aérea do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC venceu, pela segunda vez, o Grand Challenge da European Robotics League (ERL) EmergencyRobots, que decorreu em Piombino, Itália, entre os dias 15 e 23 de setembro.

A ERL Emergency Robots é a maior competição mundial em robótica para situações de busca e salvamento e a única envolvendo simultaneamente robôs aéreos, terrestres e submarinos. Esta competição visa demonstrar capacidades e promover a investigação em robótica aplicada a situações reais de busca e salvamento.

A prova é inspirada no desastre de Fukushima e envolve um conjunto de tarefas complexas onde robôs aéreos, terrestres e marinhos devem cooperar para obter mapas detalhados do cenário de catástrofe, encontrar vítimas, prestar auxílio, identificar derrames e intervir por forma a conter estragos.

A equipa de robótica aérea do INESC TEC, constituída por Miguel Moreira, Tiago Santos, André Ferreira, Fábio Azevedo e Alexandre Oliveira, para além de ter arrecadado múltiplos prémios em desafios particulares (como a cooperação entre robôs), venceu o Grand Challenge final em conjunto com a equipa de robótica terrestre TELEROB e a equipa de robótica submarina da Universidade de Girona. Estes resultados numa das maiores provas mundiais de robótica, com a participação de equipas das melhores instituições europeias de investigação na área, vem mais uma vez confirmar a qualidade da investigação em robótica autónoma produzida no INESC TEC.

 

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC.