Equipa de robótica do INESC TEC bicampeã na European Robotics League
A equipa de robótica aérea do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC venceu, pela segunda vez, o Grand Challenge da European Robotics League (ERL) EmergencyRobots, que decorreu em Piombino, Itália, entre os dias 15 e 23 de setembro.
A ERL Emergency Robots é a maior competição mundial em robótica para situações de busca e salvamento e a única envolvendo simultaneamente robôs aéreos, terrestres e submarinos. Esta competição visa demonstrar capacidades e promover a investigação em robótica aplicada a situações reais de busca e salvamento.
A prova é inspirada no desastre de Fukushima e envolve um conjunto de tarefas complexas onde robôs aéreos, terrestres e marinhos devem cooperar para obter mapas detalhados do cenário de catástrofe, encontrar vítimas, prestar auxílio, identificar derrames e intervir por forma a conter estragos.
A equipa de robótica aérea do INESC TEC, constituída por Miguel Moreira, Tiago Santos, André Ferreira, Fábio Azevedo e Alexandre Oliveira, para além de ter arrecadado múltiplos prémios em desafios particulares (como a cooperação entre robôs), venceu o Grand Challenge final em conjunto com a equipa de robótica terrestre TELEROB e a equipa de robótica submarina da Universidade de Girona. Estes resultados numa das maiores provas mundiais de robótica, com a participação de equipas das melhores instituições europeias de investigação na área, vem mais uma vez confirmar a qualidade da investigação em robótica autónoma produzida no INESC TEC.
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC.