Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Inês Domingues, Follow Inspiration, CTO
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2009-2015
- Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CTM
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: BCCT (Advanced Objective Method for the Evaluation of the Aesthetical Result of Breast Interventions); Semantic PACS (Picture Archiving and Communication System with Semantic Search Engine); BCS project (Modulos Automaticos de Auxilio ao Rastreio e Diagnostico do Cancro da Mama Integrados em Sistemas PACS).
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Após o término do meu Doutoramento aceitei uma proposta para trabalhar na Vision-Box em Lisboa. A Vision-Box desenvolve várias soluções tecnológicas com especial enfase na aplicação em aeroportos.
Durante esta minha experiência como Senior Software Developer aumentei os meus conhecimentos de programação e tive oportunidade aplicar diversos dos conhecimentos previamente adquiridos nas áreas de processamento de imagem e aprendizagem automática.
De seguida, aceitei o desafio para ser diretora técnica na Follow Inspiration. A Follow Inspiration tem como principal âmbito a investigação e desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções integradas de robótica, visão artificial e multimédia, capazes de contribuir para a melhoria dos negócios e da vida das pessoas. Aqui tenho desenvolvido as minhas capacidades de liderança, continuando a focar-me no processamento de imagem e aprendizagem automática, mas ainda aprendendo um pouco de robótica.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
A minha experiência no INESC TEC permitiu-me desenvolver competências na área de investigação extremamente úteis, em especial os métodos de processamento de imagem e de aprendizagem automática. Mais ainda, desenvolvi uma rede de contactos profissional sólida.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspetos desde a sua saída?
As unidades foram reestruturadas de forma a melhor representar e organizar as competências dos diversos grupos.