Offside
Lado B

Um episódio que é quase uma maratona!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da APDL, pela voz de Luís Marinho Dias.

Fora de Série

"[A evolução do INESC TEC nos últimos 20 anos foi] gradual na primeira década, baseada na aquisição de experiência e maturidade das equipas jovens; “brutal” nestes últimos três ou quatro anos, incorporando para além da experiência, (boas) práticas externas.", Teresa Andrade, CTM

Pensar Sério

"A história que vos trago é composta por tantas peripécias que mais parece uma verdadeira odisseia." Rita Barros (AJ)

Galeria do Insólito

Agora foi uma ave, carece de averiguação, pardal, pomba ou gaivota, que se esbardalhou em derrame suicida contra a janela do gabinete do SAPE.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Publicação traz novidades em programação Android

«Android – Bases de Dados e Geolocalização» é o título do novo livro publicado por Ricardo Queirós, membro efetivo do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC.

As necessidades diárias dos consumidores continuam fortemente ligadas aos dispositivos móveis, que se tornaram objetos essenciais na vida de qualquer um. Para responder a estas exigências do dia a dia, o desenvolvimento de aplicações para dispositivos Android continua a apresentar um forte crescimento.

Este livro, que dá continuidade a outras obras do mesmo autor, apresenta dois tópicos essenciais no desenvolvimento de aplicações em qualquer plataforma de software: as bases de dados e a geolocalização.

A gestão de dados assume um papel preponderante no desenvolvimento de aplicações consistentes, mas é necessário conhecer e dominar as técnicas de persistência de dados existentes no sistema Android. A geolocalização, por sua vez, está na base de uma ampla variedade de serviços incluídos na Google Play Services, que acabam por tornar as aplicações Android mais contextuais e reativas ao local onde o dispositivo se encontra, criando uma experiência de utilização mais rica para o utilizador.

Trata-se de uma obra destinada a profissionais da área da programação móvel, professores e alunos de disciplinas de computação móvel e a todas as pessoas interessadas nas novas tecnologias que distinguem os dispositivos móveis.

Ricardo Queirós é doutorado em Ciências de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Exerce a sua atividade como docente na Escola Superior de Media Artes e Design, onde é responsável por disciplinas na área das Linguagens e Técnicas de Programação e Bases de Dados. Paralelamente, desenvolve atividade científica na área da interoperabilidade entre sistemas de e-learning. Foi autor dos livros «Android – Desenvolvimento de Aplicações com Android Studio», «Desenvolvimento de Aplicações Profissionais em Android» e «Android – Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações» e coautor do livro «Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Android», todos publicados pela FCA – Editora de Informática.

 

O investigador mencionado nesta notícia tem ligação ao INESC TEC e ao Instituto Politécnico do Porto.