Offside
Lado B

Um episódio que é quase uma maratona!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da APDL, pela voz de Luís Marinho Dias.

Fora de Série

"[A evolução do INESC TEC nos últimos 20 anos foi] gradual na primeira década, baseada na aquisição de experiência e maturidade das equipas jovens; “brutal” nestes últimos três ou quatro anos, incorporando para além da experiência, (boas) práticas externas.", Teresa Andrade, CTM

Pensar Sério

"A história que vos trago é composta por tantas peripécias que mais parece uma verdadeira odisseia." Rita Barros (AJ)

Galeria do Insólito

Agora foi uma ave, carece de averiguação, pardal, pomba ou gaivota, que se esbardalhou em derrame suicida contra a janela do gabinete do SAPE.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

A REALIDADE E OS VOTOS BONS

Nada mais fácil que o discurso fácil.

Eis a receita para (pare)cer profundo, estratégico, visionário. Esperar um microfone. Soltar: “falta colaboração universidade indústria”. Depois, aguardar um tempo breve: o jornalista irá replicar, noticiar, tuitar a máxima, completando com um diz fulano. Pode ser prato requentado, roupa velha: sirva-se frio ou quente, é deglutível de qualquer dos jeitos. Na ausência de pensamento, é o mantra inevitável – aquela coisa, com aparência de diagnóstico, de que se enche o vazio acústico.

E a realidade, como ficamos?

A realidade, a nossa realidade, é muito melhor que isso. Desmente, em cada instância, a atoarda torpe.

2016 foi um ano de marco miliário. Foi neste ano que se comemoraram 20 anos de sucessivos contratos de I&D entre o INESC TEC e a APDL: duas décadas de ciência a verter na economia dos portos, a contribuir para fazer de Leixões um porto europeu exemplar. Um contrato é coisa esporádica, corre bem ou mal; agora, quando no cadastro constam 20 anos, só tem uma explicação: foi bom para os dois.

Foram também 20 anos de contratos e relacionamento com o grupo EFACEC. Não houve festa? Poderia ter havido, porque o mesmo raciocínio se aplica. Duas décadas a transferir inovação para que a empresa competisse no mercado internacional. Fala-se das exportações como motor de Portugal – então, o INESC TEC é peça dessa máquina.

Em 2018, serão 30 anos de contratos e relacionamento com o Grupo EDP. Festança da grande, antevê-se, porque a EDP não só o recorda com bons olhos como inovou no cenário nacional, firmando com o INESC TEC um contrato-programa de I&D que é assinalável como quebra de paradigma: de relação avulsa passa-se a um patamar estruturado. O know how da EDP está em tantos países, a ciência e inovação das nossas também lá está.

São três exemplos, de muitos mais, que se invocam porque se contam em décadas.

2017 será mais um ano assim: o INESC TEC a contribuir para a economia nacional. À sua maneira: com ciência e inovação. Mas também com a inexcedível dedicação das suas gentes, que não olham a camisolas: da Universidade do Porto ou do Politécnico do Porto, da Universidade do Minho ou da UTAD, do Politécnico de Bragança ou da Universidade Aberta, de muitas outras instituições nacionais, sem esquecer o INESC P&D Brasil, estamos juntos e sem guerrilhas de paróquia. É um universo de gente organizado nas suas galáxias institucionais, e a todos estamos gratos, pois todos são estrelas, incluindo aqueles que, circunstancialmente, estão ao leme das várias barcas (ou naves, tenhamos ambição).

O INESC TEC somos todos nós. Se a algo devemos estar gratos, em 2017, é de nos permitirem sermos quem somos. Trataremos de retribuir em dobrado essa confiança. Aos nossos associados, parceiros, colaboradores, amigos, um ano feliz. E que seja interessante. 



Créditos foto: Alexandre Delmar