Offside
Lado B

Um episódio que é quase uma maratona!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da APDL, pela voz de Luís Marinho Dias.

Fora de Série

"[A evolução do INESC TEC nos últimos 20 anos foi] gradual na primeira década, baseada na aquisição de experiência e maturidade das equipas jovens; “brutal” nestes últimos três ou quatro anos, incorporando para além da experiência, (boas) práticas externas.", Teresa Andrade, CTM

Pensar Sério

"A história que vos trago é composta por tantas peripécias que mais parece uma verdadeira odisseia." Rita Barros (AJ)

Galeria do Insólito

Agora foi uma ave, carece de averiguação, pardal, pomba ou gaivota, que se esbardalhou em derrame suicida contra a janela do gabinete do SAPE.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

5M€ para desenvolver bases de dados europeias na cloud

O projeto Europeu CloudDBAppliance, que visa a criação de uma plataforma que permite oferecer bases de dados como um serviço ao nível europeu, arrancou este mês em Grenoble, França. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo HASLab, Laboratório de Software Confiável do INESC TEC, que conta com um financiamento de cerca de 5M€ da Comissão Europeia.

O CloudDBAppliance, European Cloud In-Memory Database Appliance with Predictable Performance for Critical Applications, tem como objetivo construir uma plataforma de base de dados ao nível europeu que se baseia inteiramente em tecnologias cloud, promovendo o conceito “Database as a Service”, isto é, uma base de dados vista como um serviço com alta disponibilidade na cloud. Além disso, este projeto oferecerá previsibilidade nos padrões de performance, robustez e confiabilidade, tal como encontrada em instalações com arquiteturas centralizadas (mainframes).

A reunião de arranque do projeto decorreu nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, em Grenoble, França, num consórcio constituído por 11 parceiros académicos e industriais, nomeadamente, Bull Atos technologies, LeanXcale, ActiveViam, BTO, H3G, IKEA, INESC TEC, Technical University of Madrid, INRIA, Cloudbiz e SingularLogic.