Luís Soares Barbosa aprovado em Provas de Agregação
Luís Soares Barbosa, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, e docente na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, concluiu em dezembro as provas de agregação, tendo sido aprovado por unanimidade pelos membros do júri.
O relatório em análise aborda a contextualização, estrutura e objetivos programáticos de um assunto curricular em modelação e análise de sistemas reativos, no âmbito da oferta formativa na área da Informática existente na Universidade do Minho.
O seminário apresentado pelo investigador, intitulado “Coalgebra for the working software engineer”, resume o trabalho desenvolvido na teoria das coálgebras e na sua aplicação a problemas da Engenharia de Software. Esta teoria desenvolvida na sua atividade no HASLab, também conhecida como a “matemática dos sistemas dinâmicos”, fornece uma aproximação rigorosa e composicional à análise do comportamento deste tipo de sistemas nas sociedades modernas. A lição focou-se em alguns aspetos da teoria e na sua aplicação a três áreas da Engenharia de Software, nomeadamente, a modelação de sistemas dinâmicos, a sua arquitetura e, por fim, o desenvolvimento de lógicas para a captação e a verificação de requisitos e análise do comportamento emergente.
As provas de agregação, com a duração de dois dias, incluíram ainda a apresentação do currículo do candidato aos elementos do júri – composto por António Beça Gonçalves Porto, da Universidade do Porto, Luís Manuel Marques da Costa Caires, da Universidade Nova de Lisboa, José Manuel Esgalhado Valença e José Nuno Fonseca de Oliveira, ambos da Universidade do Minho, e ainda Rolf Hennicker, da Ludwig-Maximilians-Universität, Munique, Alemanha.
O título de “Professor Agregado” é atribuído a docentes detentores de um currículo profissional de elevado mérito que demonstrem uma atividade relevante ao nível da investigação, formação ou orientação avançadas, e a autoria de trabalhos científicos de qualidade reconhecida após a obtenção do grau de doutor.
O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo à U.Minho.