Offside
Lado B

Um episódio que é quase uma maratona!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da APDL, pela voz de Luís Marinho Dias.

Fora de Série

"[A evolução do INESC TEC nos últimos 20 anos foi] gradual na primeira década, baseada na aquisição de experiência e maturidade das equipas jovens; “brutal” nestes últimos três ou quatro anos, incorporando para além da experiência, (boas) práticas externas.", Teresa Andrade, CTM

Pensar Sério

"A história que vos trago é composta por tantas peripécias que mais parece uma verdadeira odisseia." Rita Barros (AJ)

Galeria do Insólito

Agora foi uma ave, carece de averiguação, pardal, pomba ou gaivota, que se esbardalhou em derrame suicida contra a janela do gabinete do SAPE.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC quer modernizar equipamentos para indústria 4.0

Para responder a necessidades de desenvolver soluções inovadoras e economicamente viáveis, que possibilitem a transformação de equipamentos em componentes inteligentes de sistemas de produção, o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC arrancou em novembro com o projeto ADIRA I4.0.

Implementado no âmbito do paradigma da digitalização defendido pela indústria 4.0, este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas e de software, aplicadas a bens de equipamento, que permitirão a configuração de produtos/serviços inovadores e a adaptação de equipamentos existentes à indústria 4.0, através de uma abordagem de modernização que envolve a componente mecatrónica e a camada de sensorização.

O ADIRA I4.0 é coordenado por António Correia Alves e conta com a participação dos investigadores César Toscano, Hugo Miguel Ferreira e Pedro Ribeiro.

Integrando um consórcio constituído pelas entidades não empresariais INESC TEC e INEGI e a empresa industrial ADIRA – Metal-Forming Solutions, o projeto tem a duração prevista de 36 meses.

 

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.


Créditos foto: Alexandre Delmar