Administrador do INESC TEC é novo membro do PSDP IEEE
João Abel Peças Lopes, administrador no INESC TEC e professor catedrático da FEUP, foi admitido como membro do Power System Dynamic Performance Committee (PSDP) do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers.
A distinção, aprovada por unanimidade, surge na sequência da importante contribuição para a investigação e consequente envolvimento nas atividades desenvolvidas pelo PSDP.
Antigo coordenador do Centro de Sistemas de Energia, João Peças Lopes liderou já vários projetos no INESC TEC envolvendo estudos de comportamento dinâmico de grandes sistemas interligados e de redes isoladas como na Madeira, Açores, ilhas de Cabo Verde e Grécia, em particular no que diz respeito à avaliação de impactos resultantes da integração de produção eólica nestas redes.
Presidente do júri do Concurso Internacional para Atribuição de Capacidade de Injeção de Potência na rede do SEP e Pontos de Receção Associados para Energia Elétrica Produzida em Centrais Eólicas, João Peças Lopes ocupou ainda a função de membro do conselho consultivo do Plano Tecnológico.
O PSDP investiga vários aspetos do comportamento dinâmico de sistemas elétricos de energia. Tem como objetivo promover estudos e investigação, organizar debates e eventos e coordenar estudos já existentes, cooperando com outros grupos de interesse nesta área científica.
O IEEE, com sede nos Estados Unidos, é a mais importante organização profissional e científica no mundo, dedicada às áreas gerais da engenharia eletrotécnica e de computação. O IEEE abrange mais 420.000 membros em cerca de 160 países e é líder no desenvolvimento de normas internacionais que influenciam sistemas de telecomunicações, tecnologias de informação e produção de energia.
João Peças Lopes, que é também Fellow do IEEE, reforça assim a presença do INESC TEC em Comités Técnicos do IEEE, contribuindo para aumentar o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho científico e tecnológico desenvolvido em Portugal e na instituição, na qual convergem algumas das melhores escolas de engenharia do país.
O investigador mencionado no corpo da notícia tem ligação à UP-FEUP.