Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Marco Dias Silva, Vodafone Group, Research & Standards Specialist
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: Final de 2011 até ao verão de 2012
- Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CTM
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Trabalhei no âmbito da minha dissertação de mestrado: Kinect Based System Applied to Breast Cancer Conservative Treatment.
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Logo depois da licenciatura mudei-me para Lisboa onde estive na Accenture Portugal como engenheiro de software durante dois anos. Durante esse período senti a necessidade de me envolver profissionalmente sobre o teor da minha formação: telecomunicações e computadores, e daí que quando surgiu a oportunidade de integrar a Vodafone não a ia deixar passar.
Na Vodafone tive a oportunidade de integrar equipas em domínios diferentes como infraestrutura de ‘data centres’, redes móveis e elementos de virtualizacão até integrar a equipa de R&D.
O ritmo de inovação e de foco é síncrono com o da tecnologia, ou seja, alto. No ainda pouco tempo que tenho, estou ainda envolvido na área de computação distribuída, virtualização e próxima geração de arquitetura de rede e serviços.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
Diria que existe uma elevada correlação entre a qualidade humana entre as duas organizações, especialmente falando da unidade de investigação onde o ambiente é de certa forma similar. Encaro-o como algo natural e só me faz valorizar o período que passei no INESC TEC para com o meu nível de adaptação e desempenho atual.
Sem dúvida que o período e experiência como colaborador no INESC TEC contribuiu imenso para a minha formação e aplicação da minha formação e senti isso logo que comecei a minha vida profissional.
Fora, mas ainda dentro do ambiente académico, permite um alargar e crescer de capacidades que aconselho vivamente.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Muito difícil de responder. Infelizmente desde que terminei a minha formação tive poucas oportunidades de visitar e inteirar-me sobre alguns desenvolvimentos passados no INESC TEC. Por esse facto não tenho uma boa visão sobre o panorama global no qual possa comentar.