Foi com sucesso que o robô STAMINA demonstrou as suas capacidades de localização e navegação em ambientes dinâmicos e não estruturados, de picking de componentes de diversas dimensões e pesos e de integração com o sistema de gestão de produção.
O último test sprint decorreu na semana de 23 a 26 de janeiro, numa das maiores e principais fábricas do grupo PSA Peugeot Citroen, em Rennes, França, permitindo demonstrar a executivos da PSA as funcionalidades do manipulador móvel desenvolvido no âmbito do projeto e do planeador logístico desenvolvido pelo INESC TEC.
O projeto STAMINA tem como fundamento o aumento da automatização dos processos de logística interna industrial através do desenvolvimento de uma nova geração de manipuladores móveis, em linha com as novas ideologias industriais. Por forma a aumentar o nível de automação das tarefas, foram desenvolvidas metodologias robóticas de sensorização, planeamento e integração vertical com o sistema de gestão da produção, que possibilitam que uma frota de robôs móveis execute tarefas logísticas de forma autónoma.
A inovação tecnológica permite que os sistemas robóticos avançados possam vir a ser uma realidade em pequenas e médias empresas de diversos setores, permitindo não só o aumento da competitividade e da flexibilidade, mas também uma melhor ergonomia para os operários. Através da integração dos sistemas robóticos com os sistemas produtivos, espera-se que a tecnologia desenvolvida possa ir de encontro à visão da produção industrial do futuro.
Esta semana de testes contou com a participação de investigadores do INESC TEC, nomeadamente Rafael Arrais e Germano Veiga, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), e de César Toscano, do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE).
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à FEUP-UP.