Offside
Lado B

Neste episódio relembramos 11 histórias de 15 colaboradores do INESC TEC, assinalando 1 ano de "Lado B".

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CINTESIS, pela voz de Maria João Aguiar.

Fora de Série

"Julgo que o INESC TEC tem tido um papel essencial na função de aproximar academia e indústria, que, em Portugal, ainda estão hermeticamente separadas por desconfiança mútua.", Mário Amorim Lopes (CEGI)

Asneira Livre

"Fiquei com a impressão que sou Pé Frio (...) espero que seja somente impressão, porque ainda vou passar muito tempo pelo INESC TEC e obviamente quero ver o FC Porto Campeão!", Jamil Farkatt (CITE)

Galeria do Insólito

Já sabemos que as pessoas adoram inquéritos (...) e coube à nossa colega Joana Coelho a realização de um sorteio entre os que responderam ao inquérito. Entre as mais de três centenas de pessoas que responderam ao inquérito, por fim, qual bolinha do Euromilhões, um nome saiu.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Sucesso no último test sprint do projeto STAMINA

Foi com sucesso que o robô STAMINA demonstrou as suas capacidades de localização e navegação em ambientes dinâmicos e não estruturados, de picking de componentes de diversas dimensões e pesos e de integração com o sistema de gestão de produção.
 
O último test sprint decorreu na semana de 23 a 26 de janeiro, numa das maiores e principais fábricas do grupo PSA Peugeot Citroen, em Rennes, França, permitindo demonstrar a executivos da PSA as funcionalidades do manipulador móvel desenvolvido no âmbito do projeto e do planeador logístico desenvolvido pelo INESC TEC.
 
O projeto STAMINA tem como fundamento o aumento da automatização dos processos de logística interna industrial através do desenvolvimento de uma nova geração de manipuladores móveis, em linha com as novas ideologias industriais. Por forma a aumentar o nível de automação das tarefas, foram desenvolvidas metodologias robóticas de sensorização, planeamento e integração vertical com o sistema de gestão da produção, que possibilitam que uma frota de robôs móveis execute tarefas logísticas de forma autónoma. 

 

A inovação tecnológica permite que os sistemas robóticos avançados possam vir a ser uma realidade em pequenas e médias empresas de diversos setores, permitindo não só o aumento da competitividade e da flexibilidade, mas também uma melhor ergonomia para os operários. Através da integração dos sistemas robóticos com os sistemas produtivos, espera-se que a tecnologia desenvolvida possa ir de encontro à visão da produção industrial do futuro.
 
Esta semana de testes contou com a participação de investigadores do INESC TEC, nomeadamente Rafael Arrais e Germano Veiga, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), e de César Toscano, do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE).

 
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à FEUP-UP.