Candidaturas abertas para o Business Ignition Programme
Estão abertas as candidaturas à primeira edição de 2017 do Business Ignition Programme, um programa de iteração de modelos de negócio para tecnologias desenvolvidas no meio académico, que conta com a colaboração de uma equipa de investigadores do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC.
O Business Ignition Programme (BIP) é um programa de valorização e desenvolvimento de modelos de negócio para tecnologias desenvolvidas no meio académico. Os modelos de negócio serão apresentados e validados junto do mercado, facilitando a transferência de tecnologia e promovendo a criação de novos negócios.
O programa pretende identificar oportunidades de mercado para os potenciais produtos/serviços resultantes de investigação e dotar os participantes de competências necessárias à valorização e comercialização de tecnologias, criando novas possibilidades de negócio de base tecnológica.
No final do BIP, as equipas participantes deverão ter desenvolvido um plano de valorização de tecnologia capaz de gerar valor económico a partir de valor científico, tecnológico e de mercado, através da constituição de uma nova empresa ou estratégias de licenciamento de uma tecnologia a empresas já estabelecidas no mercado.
Além do INESC TEC, este projeto conta com a parceria da UPIN – Universidade do Porto Inovação e do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. A Sonae participará no programa como parceiro de negócios, prestando aconselhamento aos projetos ou ideias com aplicação no setor do retalho, sendo que tecnologias com aplicação noutros setores serão igualmente apoiadas.
O BIP decorrerá entre março e junho, num programa que funciona durante cerca de 12 semanas. Esta iniciativa tem já prevista a realização de mais duas edições, uma ainda em 2017 e outra em 2018.
Para mais informações/candidaturas consultar http://bip.up.pt/ ou contactar o CITE através de Alexandra Xavier (mxavier@inesctec.pt) ou Sara Neves (sara.c.neves@inesctec.pt).
As investigadoras mencionadas nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC.