Cidadãos contribuem para a transformação do Porto
O Porto Innovation Hub (PIH), uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto (Pelouro da Inovação e Ambiente), que se define com um laboratório vivo para o fortalecimento do ecossistema de inovação e criatividade da cidade, arrancou em dezembro de 2016 e decorre até fevereiro de 2017, com a participação de elementos do INESC TEC.
Ângelo Martins (CSIG), João Barroso (CSIG) e Carlos Soares (CESE) foram alguns dos oradores que já participaram em atividades como sessões de inovação, laboratórios/oficinas, exposições e debates.
Também a Comissão de Programação do PIH conta com elementos com ligação ao INESC TEC: José Carlos Marques dos Santos, antigo Reitor da U.Porto e investigador do INESC TEC (Coordenador da Comissão); João Paulo Cunha, coordenador do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica do INESC TEC; e José Carlos Caldeira, antigo diretor do INESC TEC e atual presidente da Agência de Inovação (ANI).
A edição deste ano intitulou-se “A inovação na transformação da cidade” e tem como objetivo levar os cidadãos a participar ativamente nas diferentes iniciativas e assim partilhar ideias e propostas em conversas abertas. Os quatro temas-âncora do PIH são: «Viver em Sociedade», «Desenhar a Cidade», «Aproximar ao Sustentável» e «Transformar a Economia».
Durante três meses, a Comissão Organizadora do evento programou uma agenda de atividades, abertas aos cidadãos, da qual resulta a recolha de um conjunto de conteúdos que farão parte de uma espécie de manifesto cultural. Trata-se de elaborar uma série de propostas que visam a criação de novos cenários e oportunidades à escala urbana, contribuindo para a cultura de mudança da cidade e incentivando o cidadão a assumir o papel de motor de inovação.
Neste âmbito, pretende-se mostrar que os cidadãos são um elemento fundamental para o desenvolvimento da cidade e para a sua transformação num sistema fértil, criativo e empreendedor, que possa dinamizar tecidos económicos e sociais, mercados de trabalho e de cultura. A inovação afigura-se uma potência emergente, pelo que o PIH apresenta o impacto direto desta na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, no contributo para a criação de emprego qualificado e na projeção da cidade para novos patamares de desenvolvimento.
O Porto afirma-se hoje como um agregador de inovação e criatividade, sendo essencial uma aposta contínua no conhecimento, na formação e na qualificação. Sendo uma cidade que tem vindo a assistir a uma transformação do seu perfil empresarial, o seu plano de inovação e empreendedorismo tem sido capaz de criar empresas inovadoras com elevada capacidade de empregabilidade.
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP, ao P.Porto-ISEP e à UTAD.
Créditos foto: Porto Innovation Hub