INESC P&D Brasil completa o primeiro ano do projeto TECCON 2 com o Grupo TBE
Com o objetivo de apresentar os resultados alcançados no projeto TECCON 2 durante o ano de 2016, um grupo de pesquisadores do INESC P&D Brasil, em conjunto com oito universidades da rede INESC Brasil (UFSC, UFCG, UNICAMP, UDESC, UFMA, UTFPR, UFPA e UFG), o INESC TEC e representantes da empresa TBE (Transmissoras Brasileiras de Energia) reuniram-se em Florianópolis, em dezembro de 2016, para promoverem um balanço deste primeiro ano de contrato.
As primeiras conclusões expostas pelos representantes do Grupo TBE foram muito positivas, sobretudo quanto ao modelo de gestão que o INESC P&D Brasil tem vindo a utilizar na condução do projeto. Segundo o gestor de P&D do Grupo TBE, Eden Carvalho, que possui larga experiência em gestão de projetos no âmbito do programa ANEEL, não há precedente no Brasil de um projeto de pesquisa que tenha sido desenvolvido com este modelo, sendo uma opinião compartilhada por outros representantes do Grupo TBE.
Com relação aos resultados técnicos alcançados, foi possível perceber que a distribuição de módulos e tarefas pelos diversos parceiros da rede INESC Brasil, com diferentes competências, deu origem a uma diversidade de resultados não esperados e discussões que conduzem a novas soluções, enriquecendo os objetivos iniciais do projeto.
Foi ainda realizada uma prestação de contas deste primeiro ano, onde a empresa contratante também demostrou muita satisfação com a organização e transparência das atividades conduzidas neste primeiro ano de atividades. O projeto recebeu “luz verde” do Grupo TBE para continuar o trabalho e já conta com desenvolvimentos deste novo ano de atividades, pelo que 2017 deverá ser marcado pela implementação do que foi especificado e investigado no ano anterior.