Remar Contra a Maré
A maré está em favor da radicalização, da pulverização, dos egoísmos. Outros –ismos surfam nestas vagas. Cresce, como há muito não se apercebia, um imperativo de consciência ética em remar contra a maré.
A CPLP é um espaço de sonho maravilhoso, porque pode ser quase tudo o que desejarmos que seja. O seu fundamento é precioso: o destino de encontrar destinos comuns apesar de uma improvável geografia. Quem ama a ideia de CPLP, sintoniza-se com sentimentos de união por cima das distâncias, das diferenças, das divergências. Exagerando, poderia dizer-se que não é o interesse que aproxima os países, é uma emoção – e, por isso, se evidencia uma necessidade de andar à procura dos interesses que a possam vitalizar.
A perspetiva de incrementar o entrelaçamento da CPLP pela mobilidade da ciência e dos seus protagonistas faz-nos sentir bem, porque é um bom motivo – acreditamos que é pelo conhecimento, e não pela ignorância, que a felicidade se pode construir.
O futuro que nós queremos não é boçal, inculto, bruto, egoísta e primário. Desejámo-lo de todas as cores, ponderado, sábio, fundado na razão, abraçando a emoção.
O INESC TEC sempre se procurou constituir como um universo diverso. Sempre procurou unir e não dividir. Sempre cultivou uma cultura de integração entre agentes oriundos de distintas instituições, sobrepondo a cooperação à competição.
Por isso, é para nós natural saudar a preclara iniciativa que vimos anunciada. Ainda que tarde, melhor que nunca. Bem hajam.
Bem ajam.