Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AES Eletropaulo, pela voz de Marcos Rosa dos Santos.

Fora de Série

"Participar na criação de um grupo desde a raiz, interagir com pessoas inteligentes e competentes, participar em vários projetos pioneiros (...) tem sido a garantia de uma integração plena e uma experiência fantástica", Sérgio Tafula (C-BER)

A Vós a Razão

"Many INESC TEC units have different competences linked with these requirements, and as such we have the opportunity to create a framework to enhance fruitful collaborations in analytics", Luís Guimarães (CEGI)

Asneira Livre

"No INESC TEC, tive a oportunidade de encontrar e conhecer pessoas de diversas nacionalidades, além de me sentir acolhido de todas as vezes que precisei de ajuda em diversas áreas do conhecimento." Mauro Sérgio Pinto (CPES)

Galeria do Insólito

“Se as fontes de energia fóssil (carvão, petróleo, gás) se obtêm escavando o chão, será que as fontes renováveis se obtêm escavando o teto?”

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Relembre ou surpreenda-se com alguns momentos históricos do INESC TEC noticiados em edições anteriores do BIP.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

A BARATA E A FORMIGA

Eis um conceito discutido desde Aristóteles: a cada nível de complexidade em sistemas auto-organizados, propriedades inteiramente novas emergem. Elas não resultam de soma ou diferença de propriedades elementares, nem se podem deduzir delas ou reduzir a elas.

Vem esta recordatória a propósito do sistema científico nacional: foi da sua complexificação, defendemos, que emergiram capacidades insuspeitas levando a uma história recente de progresso tão inesperado como surpreendente.

Por isso temos sustentado que uma pulverização do sistema cometeria o pecado mortal da simplificação – mataria as propriedades emergentes. A agregação, a aglomeração estruturada de cientistas e grupos é precisamente o que permite um salto incrível de qualidade, eficácia, produção de resultados e progresso.

A instituição é a estruturação que garante o fenómeno emergente da complexidade. Ele permite níveis de integração e estratégia impossíveis de alcançar por grupos menores.

Como metáfora biológica, tomemos as formigas. Reúna-se um milhão de formigas, e teremos um milhão de formigas. Junte-se uma rainha, e temos um formigueiro: sentido de existência superior, estratégia, inteligência coletiva.

Não basta sermos formigas operárias diligentes, formigas guerreiras batalhadoras. Se não houver estratégia institucional, seremos apenas como baratas tontas. Ainda que excelentes.

Créditos foto: diariodebiologia.com