Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
João Maia, DiRECTOR GERAL DA APICCAPS
-
"As competências do INESC TEC nas áreas das novas tecnologias e o conhecimento profundo do setor que foram adquirindo ao longo dos anos levou a que a APICCAPS tivesse desafiado o INESC TEC para coordenar os trabalhos de conceção de uma estratégia do Setor do Calçado no âmbito da Indústria 4.0."
Áreas de Negócio
Associação Empresarial
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
Ao longo dos anos, o setor do calçado desenvolveu uma vasta rede de entidades que trabalham em prol de uma política de promoção da inovação coerente com um pensamento estratégico global do setor. A rede de inovação do setor do calçado envolve um vasto número de universidades, infraestruturas de interface e fornecedores tecnológicos. No entanto, no centro desta rede estão, naturalmente, as empresas de calçado. Estas empresas, em conjunto com o Centro Tecnológico do Calçado (CTCP), implementaram já um vasto conjunto de projetos de Investigação e Desenvolvimento, que pela sua abrangência permitiram ao setor desenvolver tecnologias inovadoras em diferentes áreas.
No início da década de 90, a APICCAPS e o CTCP iniciaram a criação desta rede de parceiros e, ao longo destas mais de duas décadas, sempre encontraram no INESC TEC o parceiro ideal para o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas que permitiram o reforço da competitividade do setor em diferentes vertentes.
Descrição dos projetos realizados em cololaboração com o INESC TEC
A reflexão estratégica do setor do calçado desenvolvida no decorrer da década de 90 apontava para o enfoque em produtos de elevado valor acrescentado, como forma de evitar a concorrência pelo preço, que já se adivinhava feroz. A globalização e entrada da China na Organização Mundial do Comércio reforçaram o papel da Ásia neste setor, e este continente passou a concentrar mais de 80% da produção mundial, com particular destaque para a China, que responde por cerca de 60% da produção mundial de calçado.
O programa “A Fábrica de Calçado do Futuro”, criado na década de 90, e os subsequentes programas “ShoeInov” e “FOOTinov” ambicionaram desenvolver tecnologias que permitiram aumentar a produtividade e a competitividade, através da melhoria da flexibilidade e da capacidade de resposta das empresas, e tornar possível um novo paradigma de concentração em pequenas encomendas, expedidas rapidamente para a pequena distribuição e retalho. Em todos estes projetos do setor, o INESC TEC teve um papel central.
Resultados relevantes a destacar
Não é fácil destacar resultados específicos de um ou outro projeto, mas o setor do calçado, que era visto fundamentalmente como uma indústria tradicional e intensiva em mão-de-obra, passou a ser reconhecido como sendo profundamente modernizado, virado para o exterior e altamente competitivo.
Em 2017, a indústria portuguesa de calçado atingiu um novo máximo histórico, com as exportações a crescerem 52% desde 2010, e o número de postos de trabalho a serem reforçados neste período em 25%.
Testemunho relativo à experiência de colaboração com o INESC TEC
O INESC TEC tem assumido um papel central na implementação de uma política de IDT para o setor do calçado. Se, por um lado, o INESC TEC é um dos principais parceiros na operacionalização de uma estratégia baseada na Inovação, é também hoje um elo essencial para a conceção dessa mesma estratégia.
Estando hoje em cima da mesa um conjunto de alterações tecnológicas que poderão vir a alterar radicalmente a competitividade dos diferentes setores industriais nos diferentes países a nível global, a APICCAPS entendeu que deveria promover uma reflexão estratégica sobre as oportunidades criadas por estas alterações.
As competências do INESC TEC nas áreas das novas tecnologias e o conhecimento profundo do setor que foram adquirindo ao longo dos anos levou a que a APICCAPS tivesse desafiado o INESC TEC para coordenar os trabalhos de conceção de uma estratégia do Setor do Calçado no âmbito da Indústria 4.0. O resultado deste projeto, FOOTure 4.0, foi entretanto apresentado como sendo um caso de exemplo no âmbito da estratégia nacional para a implementação os princípios da Indústria 4.0.
Perspetivas de colaborações futuras com o INESC TEC
O futuro do calçado português passa pela inovação e empreendedorismo. O lançamento do FOOTure 4.0, que prevê um investimento total de 50 milhões de euros – e na conceção do qual o INESC TEC teve um papel central - é a resposta do setor a um conjunto de alterações tecnológicas que se avizinham e que transformarão muitos dos setores industriais. Neste sentido, a implementação do FOOTure 4.0 está a permitir o desenvolvimento de novas áreas de colaboração entre o INESC TEC e as instituições do Setor do Calçado.