Offside
Lado B

Prego a fundo com o Tiago Soares Costa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da APICCAPS, pela voz de João Maia.

Fora de Série

"Uma instituição com a dimensão do INESC TEC precisa que o Design seja enquadrado numa visão sistémica." Pedro Regadas (SCOM)

Pensar Sério

"Mudam-se os tempos, mudam-se as verdades e o problema das “fake news” emerge.", Nuno Guimarães (CRACS)

Galeria do Insólito

Se acha que há algo de errado nesta foto da visita do Super Bock Group ao INESC TEC...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de outubro entraram 36 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

 

João Maia, DiRECTOR GERAL DA APICCAPS

  • "As competências do INESC TEC nas áreas das novas tecnologias e o conhecimento profundo do setor que foram adquirindo ao longo dos anos levou a que a APICCAPS tivesse desafiado  o INESC TEC para coordenar os trabalhos de conceção de uma estratégia do Setor do Calçado no âmbito da Indústria 4.0."

Áreas de Negócio

Associação Empresarial 

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

Ao longo dos anos, o setor do calçado desenvolveu uma vasta rede de entidades que trabalham em prol de uma política de promoção da inovação coerente com um pensamento estratégico global do setor. A rede de inovação do setor do calçado envolve um vasto número de universidades, infraestruturas de interface e fornecedores tecnológicos. No entanto, no centro desta rede estão, naturalmente, as empresas de calçado. Estas empresas, em conjunto com o Centro Tecnológico do Calçado (CTCP), implementaram já um vasto conjunto de projetos de Investigação e Desenvolvimento, que pela sua abrangência permitiram ao setor desenvolver tecnologias inovadoras em diferentes áreas.

No início da década de 90, a APICCAPS e o CTCP iniciaram a criação desta rede de parceiros e, ao longo destas mais de duas décadas, sempre encontraram no INESC TEC o parceiro ideal para o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas que permitiram o reforço da competitividade do setor em diferentes vertentes.

Descrição dos projetos realizados em cololaboração com o INESC TEC

A reflexão estratégica do setor do calçado desenvolvida no decorrer da década de 90 apontava para o enfoque em produtos de elevado valor acrescentado, como forma de evitar a concorrência pelo preço, que já se adivinhava feroz. A globalização e entrada da China na Organização Mundial do Comércio reforçaram o papel da Ásia neste setor, e este continente passou a concentrar mais de 80% da produção mundial, com particular destaque para a China, que responde por cerca de 60% da produção mundial de calçado.

O programa “A Fábrica de Calçado do Futuro”, criado na década de 90, e os subsequentes programas “ShoeInov” e “FOOTinov” ambicionaram desenvolver tecnologias que permitiram aumentar a produtividade e a competitividade, através da melhoria da flexibilidade e da capacidade de resposta das empresas, e tornar possível um novo paradigma de concentração em pequenas encomendas, expedidas rapidamente para a pequena distribuição e retalho. Em todos estes projetos do setor, o INESC TEC teve um papel central.

Resultados relevantes a destacar

Não é fácil destacar resultados específicos de um ou outro projeto, mas o setor do calçado, que era visto fundamentalmente como uma indústria tradicional e intensiva em mão-de-obra, passou a ser reconhecido como sendo profundamente modernizado, virado para o exterior e altamente competitivo.

Em 2017, a indústria portuguesa de calçado atingiu um novo máximo histórico, com as exportações a crescerem 52% desde 2010, e o número de postos de trabalho a serem reforçados neste período em 25%.

Testemunho relativo à experiência de colaboração com o INESC TEC

O INESC TEC tem assumido um papel central na implementação de uma política de IDT para o setor do calçado. Se, por um lado, o INESC TEC é um dos principais parceiros na operacionalização de uma estratégia baseada na Inovação, é também hoje um elo essencial para a conceção dessa mesma estratégia.

Estando hoje em cima da mesa um conjunto de alterações tecnológicas que poderão vir a alterar radicalmente a competitividade dos diferentes setores industriais nos diferentes países a nível global, a APICCAPS entendeu que deveria promover uma reflexão estratégica sobre as oportunidades criadas por estas alterações.

As competências do INESC TEC nas áreas das novas tecnologias e o conhecimento profundo do setor que foram adquirindo ao longo dos anos levou a que a APICCAPS tivesse desafiado  o INESC TEC para coordenar os trabalhos de conceção de uma estratégia do Setor do Calçado no âmbito da Indústria 4.0. O resultado deste projeto, FOOTure 4.0, foi entretanto apresentado como sendo um caso de exemplo no âmbito da estratégia nacional para a implementação os princípios da Indústria 4.0.

Perspetivas de colaborações futuras com o INESC TEC

O futuro do calçado português passa pela inovação e empreendedorismo. O lançamento do FOOTure 4.0, que prevê um investimento total de 50 milhões de euros – e na conceção do qual o INESC TEC teve um papel central - é a resposta do setor a um conjunto de alterações tecnológicas que se avizinham e que transformarão muitos dos setores industriais. Neste sentido, a implementação do FOOTure 4.0 está a permitir o desenvolvimento de novas áreas de colaboração entre o INESC TEC e as instituições do Setor do Calçado.