Investigador INESC TEC conquista segundo lugar do prémio REN
Pedro Beires, colaborador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, ficou em segundo lugar na edição de 2018 do Prémio REN, galardão que distingue as melhores teses de mestrado na área da Engenharia, Economia, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação e Computação.
Intitulado “O papel das centrais hídricas reversíveis face ao aumento dos volumes de integração de produção de origem renovável em sistemas elétricos isolados”, o trabalho de Pedro Beires, antigo aluno da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi orientado por Carlos Moreira, investigador no CPES e professor auxiliar na FEUP, e visou estudar a implementação de uma central hídrica com bombagem no sistema elétrico da Ilha de São Miguel nos Açores.
Esta iniciativa tem como principal propósito contribuir para o desenvolvimento do setor energético em Portugal e reforçar a interação entre as instituições de ensino superior e o desenvolvimento tecnológico das empresas. Criado em 1995, o Prémio REN é o mais antigo desta natureza em Portugal e tem evoluído de modo a incorporar os desenvolvimentos e transformações que o setor da energia tem vivido ao longo dos anos.
A entrega do prémio teve lugar no Hotel Ritz, em Lisboa, no dia 8 de novembro.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.
Créditos foto: REN