INESC TEC organiza evento internacional sobre propriedade intelectual
Durante 2017, mais de 22 mil pedidos de patente foram solicitados no Instituto Europeu de Patentes (European Patent Office - EPO) nas áreas de Comunicação Digital e Tecnologia da Computação, nomeadamente software e dispositivos relacionados. Este número traduz-se em que 9 em cada 10 patentes na Europa são submetidas por empresas de TICE.
Porém, apesar do peso que as empresas de ICT têm na economia do País, as empresas portuguesas mais ativas junto do EPO têm vindo a depositar pedidos sobretudo na área farmacêutica e biotecnologia. Dos 68 pedidos de patentes concedidos durante 2017 a entidades portuguesas, salienta-se a presença no top 5 da Biosurfit.
Foi precisamente para consciencializar as PME e as universidades sobre o tema das patentes nas áreas das TICE que o INESC TEC organizou, no dia 16 de novembro, no Porto, o evento Software IP Conference, com o apoio do ScaleUp Porto e o patrocínio da Patentree.
A conferência trouxe ao Porto responsáveis pela área da propriedade intelectual de grandes empresas, tais como Qualcomm, Ericsson ou Telefonica, e especialistas de entidades reconhecidas como o European Patent Office ou o European IPR Helpdesk , representado pela embaixadora em Portugal e responsável pelo Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC, Catarina Maia.
Em debate estiveram temas tais como o estado atual das patentes em software, Internet das Coisas, inteligência artificial ou blockchain na Europa, patentes e estratégia de negócios, entre outros.
A investigadora mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.